A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto acaba de lançar mais um projeto educativo. “Prática de Orquestra” é um ensaio aberto a músicos iniciantes e voltado exclusivamente para os instrumentos de cordas – violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Os ensaios acontecem às quintas-feiras, na sede da Sinfônica, às 19 horas. A inscrição é gratuita e pode ser feita no local.
O objetivo é envolver a comunidade na prática artística, segundo o maestro Reginaldo Nascimento, que criou o projeto. “A prática de orquestra tem peculiaridades interessantes para todos os tipos de grupos ou formações musicais, mas os encontros colocarão esses músicos em um cenário de orquestra para uma troca de experiências artísticas que, além da parte técnica, vai mostrar como a música é importante para o desenvolvimento humano”, explica.
Não haverá aulas de instrumento ou teoria musical – para este público que quer aprender a tocar um instrumento, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto mantém o projeto “Tocando a Vida”, com quatro núcleos na cidade, que oferece aulas de canto coral, instrumentos e teoria musical gratuitamente. O público interessado em qualquer projeto, pode procurar a secretaria da Orquestra Sinfônica, na rua São Sebastião nº 1.002, no Centro.
Balanço
No ano passado, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto se apresentou com as séries Concertos Internacionais, Ensaio Aberto, Juventude tem Concerto, Músicas Solidárias, Projeto Tocando a Vida, Ciranda Sinfônica, Música nas Igrejas e Concertos Especiais em concertos, óperas e apresentações do coro e grupos de metais, cordas, sopro ou percussão.
Os projetos podem ser apoiados por patrocínios e leis de incentivo fiscal à cultura, além da contribuição de sócios – pessoas físicas ou jurídicas. A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto completou 100 anos em 2022.
Idealizada em 1921, realizou seu primeiro concerto em 1922, no Teatro Carlos Gomes. É mantida, desde 1938, pela Associação Musical de Ribeirão Preto, entidade sem fins lucrativos, fundada por músicos e abnegados. Tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do povo ribeirão-pretano através da lei n° 14.338, de 24 de maio de 2019.
Concertos
Desde sua fundação, a Osrp já apresentou mais de 1.500 concertos realizados através das séries Concertos Internacionais, Juventude tem Concerto e Ciranda Sinfônica, a maioria gratuitos e abertos à população, com o propósito de democratizar o acesso à cultura e à música erudita.
CDs
Nos últimos anos, gravou quatro CDs: “Mozart e Beethoven”, “Coletânea” de obras consagradas do repertório sinfônico, “Jobim Sinfônico – do violão à orquestra” e “Clássicos Natalinos”, este lançado em dezembro de 2011 com participação dos coros. No que diz respeito às montagens de ópera, a Osrp executou obras de grandes compositores.
Atualmente, a batuta é comandada por Reginaldo Henrique Nascimento, maestro titular desde 2019. A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto tem 17 músicos, segundo o site oficial da Osrp, sendo quatro violinos, uma tuba, três contrabaixos, um tímpano, duas violas, duas flautas, um oboé, uma trompa, uma clarineta e um fagote.
No dia 28 de outubro, no Theatro Pedro II, ocorreu o lançamento do livro “Centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto”, da autora Gisele Laura Haddad. Depois foi apresentado o “Concerto do Centenário”, sob a regência do maestro titular Reginaldo Nascimento.
No dia 29, o aniversário de 100 anos da Osrp foi comemorado com um concerto histórico e gratuito, na praça Carlos Gomes, no Centro, também sob regência do maestro Reginaldo Nascimento. O palco foi montado no mesmo local onde foi construído, em 1897, o antigo Teatro Carlos Gomes, onde a orquestra estreou há um século.