A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto voltará ao palco do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico, para apresentar um concerto especial em comemoração aos 91 anos do principal patrimônio cultural da cidade, celebrado em, 8 de outubro. Ainda em formato online, os músicos vão executar obras de Astor Piazzolla (1921-1992), cujo centenário de nascimento foi celebrado em 11 de março deste ano.
É um dos maiores músicos do século 20, responsável por uma revolução no tradicionalíssimo tango argentino. Mal comparando, Piazzolla está para o tango como Tom Jobim para a música brasileira. O concerto da Sinfônica será neste sábado, 23 de outubro, às 19 horas, com regência do maestro Reginaldo Nascimento.
Dois grandes solistas foram convidados para a noite: o bandoneonista Norberto Vogel e o trompetista Matias Nieva, argentinos, com grande experiência acadêmica e nos palcos. A transmissão será nos canais do Youtube do Theatro Pedro II, da Orquestra Sinfônica e da prefeitura de Ribeirão Preto.
A apresentação faz parte da série Concertos Internacionais. O público poderá acompanhar o espetáculo pelos canais da Orquestra Sinfônica e da Fundação Dom Pedro II no YouTube. O evento é uma realização do Ministério do Turismo (MTur), Associação Musical de Ribeirão Preto – mantenedora da Osrp – e Theatro Pedro II.
Norberto Vogel (bandoneon)
Teve aulas com os mais importantes maestros argentinos, como Pedro Aguilar, Juan Carlos Cirigliano, Beatriz Tabares, Santiago Giacobbe e Héctor Zeoli. Em Buenos Aires, estudou bandoneon com Néstor Marconi, Osvaldo Montes, entre outros. Desde 2000 participa de inúmeros grupos de tango, como pianista, bandoneonista e arranjador.
Acompanhou diversos cantores como, por exemplo, Jairo, Cecilia Milone, María Volonté, Raul Lavie, Susana Rinaldi, Dani Martin, Alberto Podestá, Alba Solis, Tito Reyes, Guillermo Galvé, Néstor Fabián e Violeta Rivas, Abel Cordoba, Maria Garay, Juan Carlos Godoy, Oscar Ferrari, Carmen Flores, Néstor Rolán, e outros.
Realizou várias turnês internacionais com seus grupos de tango – “Quinteto Típico Buenos Aires”, “Milongueros viejos” e “Funyi tango trio” – e também como músico convidado de outros grupos e orquestras como solista de bandoneon, levando o gênero musical e seus arranjos para Austrália, Nova Zelândia, Escandinávia, Europa, Costa Rica, Israel, Estados Unidos e outros países. Escreve arranjos de tango para distintos grupos musicais na Argentina e em outros países do mundo.
Matias Nieva (trompete)
É um dos músicos mais versáteis e ativos do cenário musical ibero-americano, improvisador, solista internacional, fundador e criador do Trumpet Fest Argentina. Participou de diversos grupos, entre eles, Orquestra Estável do Teatro Argentino de La Plata, Orquestra Sinfônica Nacional Argentina, Orquestra Estável do Teatro Colón, Orquestra de Sopros Latino-americana Manizales (OLV, Colômbia), Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp), dentre outros. Participou de diversos festivais. Também atua como professor em vários eventos e áreas de ensino.
A Orquestra Sinfônica
A Orquestra Sinfônica tem cerca de 40 músicos sob a regência do maestro titular Reginaldo Nascimento e é mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados como Max Bartsch.
Fez sua primeira apresentação em 1938
Desde então, a Osrp funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional. Já são mais de 1.400 concertos oficiais em âmbito nacional e internacional.