A diretoria da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Oserp) comunica que a apresentação das séries Concertos Internacionais e Juventude tem Concerto de abril, que seriam apresentadas no Theatro Pedro II, está cancelada por causa da necessidade de adotar medidas preventivas em relação ao coronavírus, o covid-19.
A apresentação da “9ª Sinfonia” de Ludwig van Beethoven (1770-1827), com orquestra e coro, inicialmente agendada para maio, também no Pedro II, está suspensa e será apresentada em data a ser definida oportunamente. Os ensaios de instrumentistas e coralistas estão suspensos na sede da entidade por tempo indeterminado.
Na segunda-feira, 16 de março, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) seguiu as recomendações do Ministério da Saúde e, com base em decreto do governador João Doria (PSDB), baixou um decreto municipal estabelecendo medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio ao novo coronavírus, entre elas a sugestão de suspensão de eventos públicos com previsão de público superior a 500 pessoas.
A agenda da Orquestra Sinfônica comemorativa aos 250 anos do nascimento de Beethoven, um dos maiores gênios da música, será reorganizada conforme a evolução do cenário relativo à questão do coronavírus nos próximos meses. Nascido em dezembro de 1770, na cidade de Bonn, na Alemanha, o músico está sendo homenageado por orquestras do mundo todo em 2020.
Uma das grandes atrações da programação da Sinfônica de Ribeirão Preto, preparada pelo maestro Reginaldo Nascimento, que também está em comemoração – ele celebra em 2020 os primeiros dez anos de sua carreira como maestro –, é exatamente a apresentação da “9ª Sinfonia”, com orquestra e coro. Beethoven morreu em 26 de março de 1827, em Viena, Áustria, aos 56 anos.
Quase 40 mil pessoas assistiram aos concertos e apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto no ano passado. Foram 71 apresentações, entre concertos ou óperas, além de recitais de grupos de cordas ou metais em teatros, igrejas, escolas e eventos. No total, 37.994 espectadores testemunharam os espetáculos, a maioria sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento.
A Osrp mantém ativos vários projetos que são executados durante todo o ano, como as séries Concertos Internacionais (nove apresentações em 2019), Juventude tem Concerto (oito), Concertos Especiais (duas edições), Música Solidária (17), Ciranda Sinfônica (onze), Música nas Igrejas (sete), Ensaio Aberto (sete) e o projeto Tocando a Vida.
A temporada contou com duas apresentações da ópera “L’elisir d’ Amore”, de Gaetano Donizetti (1797-1848) e oito espetáculos variados, em locais diferentes, inclusive na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto – que a partir deste ano será Feira Internacional do Livro (FIL). Duas séries têm endereço fixo no Theatro Pedro II: Concertos Internacionais e Juventude tem Concerto.