O presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de Ribeirão Preto e presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante Renal, o nefrologista Yussif Ali Mere Junior, falou sobre a importância da prevenção da doença renal, em pronunciamento no Senado Federal, na quarta-feira (7). Hoje é comemorado o Dia Mundial do Rim.
Yussif Ali Mere Junior defende a importância de ações para prevenir que doenças renais se desenvolvam em um contingente que pode chegar a 20 milhões de brasileiros. A diabetes, por exemplo, é uma doença silenciosa e que se agrava, por isso, muitos pacientes chegam ao transplante. E, quando não conseguem um órgão compatível, a saída é a hemodiálise (procedimento de filtragem do sangue por máquina que faz a função do rim).
Cerca de 120 mil pessoas fazem hemodiálise no Brasil. 90% da terapia renal substitutiva são bancados pelo poder público e 94% das empresas que prestam este serviço são privadas, porém apenas 7% dos municípios brasileiros oferecem o serviço. O médico defende a ampliação da parceria da iniciativa privada com o SUS. “Temos que nos preocupar com a saúde dos brasileiros, e não com a discussão ideológica que divide SUS e saúde suplementar”, explica.