A diretoria executiva do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RPGP) aprovou nesta terça-feira, 8 de junho, o nome de Valdir Avelino para o cargo de presidente. Na prática, o aval garante que o guarda civil metropolitano assuma o comando da entidade em definitivo, no lugar do ex-presidente Laerte Carlos Augusto, que morreu aos 57 anos, vítima de covid-19, em 29 de maio.
Eleito pela categoria como primeiro vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais em 2020, na chapa encabeçada por Laerte Carlos Augusto, Valdir Avelino já havia assumido, provisoriamente, a presidência da entidade com o afastamento do ex-presidente para tratamento de saúde. Ao ser confirmado por seus pares, com indicação aprovada por mais de 78% da diretoria executiva, está estatutariamente legitimado para conduzir em definitivo a presidência do Sindicato até o final do mandado da atual direção (2024).
“Minha preocupação, quando ingressei ainda como associado do sindicato, era a de lutar por um projeto de retomada do crescimento com a valorização do serviço e dos servidores públicos. Essa minha preocupação permanece viva, não mais como uma preocupação individual e sim como um compromisso coletivo. Acreditar que o serviço público merece e precisa ser valorizado e, ao mesmo tempo, a certeza de que este avanço depende do esforço coletivo me trouxe até o sindicato e hoje é a base da minha atuação à frente da entidade”, afirma o novo presidente.
O novo presidente tem 51 anos e é guarda civil metropolitano. Avelino é graduado em Gestão Pública, pai de três filhos e avô de uma menina. Atualmente, também faz parte da diretoria da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – São Paulo (CTB-SP) e reforça as lutas da classe trabalhadora não só em âmbito local, mas também estadual e federal.