O Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto e Região informa que, nesta segunda-feira (26), iniciou uma paralisação por tempo indeterminado na Agência Regional do Santander, localizada na avenida Nove de Junho.
A mobilização faz parte de uma série de ações em defesa do aumento salarial e contra a precarização das condições de trabalho. Essas ações incluem paralisações, atos, reuniões nos locais de trabalho e plenárias com a categoria.
O protesto desta segunda-feira, em específico, denuncia a “precarização do contrato de trabalho bancário”, destacando a prática do banco de contratar trabalhadores terceirizados para desempenharem as mesmas funções que os bancários, porém sem os mesmos direitos garantidos.
O Sindicato também alerta que, caso a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) persista com propostas insatisfatórias e até indecorosa categoria será convocada para deliberar sobre os próximos passos em assembleias por todo o país.
Além de reivindicar uma proposta decente que contemple um aumento real, a categoria exige a proteção do emprego bancário, com a garantia de todos os direitos adquiridos.
Outro lado – O Santander enviou uma nota ao Tribuna dizendo que está aberto para negociações. “O Santander respeita a manifestação do sindicato e reforça que possui fóruns adequados para dialogar sobre temas de interesse de seus funcionários e prestadores de serviço”.