A RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte da cidade – concluiu, nesta semana, o serviço de renovação da sinalização de vagas especiais de estacionamento, com demarcações destinadas aos idosos e deficientes, em diversas ruas da região Central e também na Zona Norte, nas dependências do Centro de Qualificação Social e Profissional (CQSP), que foi recentemente reformado.
Um dos locais de destaque que recebeu este serviço no Centro foi na rua Visconde do Rio Branco, altura do número 630, atendendo a solicitações referentes a usuários de repartições e empresas no entorno do local. Segundo a diretoria de Trânsito da RP Mobi, o objetivo é garantir melhor ordenamento do trânsito, além de garantir mais acessibilidade para os públicos atendidos pelas novas sinalizações.
As vagas especiais compreendem a sinalização horizontal destinada aos idosos e aos deficientes. A pintura de solo serve como um complemento das placas indicativas nestes locais. Desde novembro de 2016, estacionar em vaga destinada aos portadores de necessidades especiais ou idosos é considerada uma infração gravíssima, que além de render sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), implica em multa de R$ 293,47.
O motorista infrator também está sujeito à medida administrativa de remoção do veículo. Seguindo o cronograma, a RP Mobi renovou a sinalização vertical do entorno do cruzamento das ruas Lafaiete e Amador Bueno, com novas placas de Proibido Estacionar. A empresa ainda destaca que segue um cronograma para revitalizar e implantar a sinalização de diversas regiões da cidade, conforme a necessidade da adequação. O objetivo da RP Mobi é atender todos os bairros de Ribeirão Preto.