Pelo quinto mês consecutivo, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou resultado positivo na geração de emprego no país. Em maio foram abertas 280.666 vagas de emprego com carteira assinada, um crescimento de 0,7% em relação ao mês anterior. O resultado positivo também foi registrado em Ribeirão Preto, com a geração de 1.720 novos postos formais de trabalho, um crescimento de 0,77% em relação ao mês anterior. Neste ano de 2021, o saldo de vagas é de 5.647. No acumulado dos últimos 12 meses o crescimento de postos de trabalho é de 13.500.
São números que revelam a capacidade de Ribeirão Preto de se reerguer sempre com a força do trabalho de seus cidadãos. No caso específico de nossa cidade temos ainda a comemorar um outro fator positivo: os setores de serviço e de comércio, representativos em nosso município e região, têm apresentado os melhores números de retomada.
Estamos enfrentando o período mais desafiador de nossa história, devido à pandemia, mas seguimos confiantes na recuperação da economia e na força de nossa cidade, que mês a mês demonstra seu potencial em gerar emprego e renda. É evidente que gostaríamos que a retomada fosse mais rápida, com mais vagas sendo criadas para levar oportunidades ao maior número possível de trabalhadores, mas o crescimento gradual melhora o ânimo das pessoas e mostra que é possível melhorar o ambiente em que vivemos, com a renovação da esperança.
Porque um novo emprego representa muito mais que a oportunidade de obter renda. Um trabalho formal representa também segurança para quem trabalha e para a família. Mais do que isso, leva ao aumento do consumo e ao fomento do crescimento econômico, num ciclo virtuoso de desenvolvimento. Dada essa importância, trabalhamos para potencializar a força econômica de Ribeirão Preto, já vislumbrando passos mais firmes rumo ao crescimento após vencermos a pandemia que, felizmente, está reduzindo seus indicadores. O número de casos vem sofrendo redução e a hospitalização, diminuindo.
Este é o reflexo do aumento do número de vacinados. Com base nos dados que hoje conhecemos, acredito que a tendência é de o número de infectados se reduzir a cada dia, assim como o de casos graves e de mortes provocadas pela covid-19. Um mês depois de chegar a 305 hospitalizados em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), pela covid-19, hoje estamos com pouco mais de 260 leitos ocupados. É um número ainda preocupante e que merece toda a nossa atenção, mas nos anima saber que ao menos registramos o declínio dos casos mais graves.
O nosso presente é ainda de obstáculos consideráveis, mas temos a oportunidade de vislumbrar um futuro de maior confiança, de melhores dias com o afastamento gradual e crescente da pandemia. E o melhor é que a reação econômica já dá seus bons sinais mesmo diante de um quadro ainda em definição, muito embora com boas expectativas. Estou muito otimista de que vamos vencer a pandemia, manter e ampliar essa reação econômica que ora se apresenta. E assim chegarmos a muito melhores dias.
Para isso temos a convicção de que o melhor caminho é vacinar cada vez mais pessoas. Tudo temos feito para conseguir isso, com agendamentos organizados e uma rede eficiente para vacinar todos os agendados no menor tempo possível e com a segurança característica de nossos profissionais de saúde. Com a vacina vamos avançar contra a pandemia. Com a melhoria na saúde vamos alavancar a economia, melhorar a empregabilidade, ampliar a renda e trazer dias melhores para todos.