Um dos mais importantes artistas da história da música brasileira, o cantor, compositor e instrumentista (1910-1937) terá sua obra revisitada no show “Outras Bossas – Um show em homenagem a Noel Rosa” que a cantora Jacque Falcheti e o trio Retrato Brasileiro apresentarão, nesta quinta-feira, 13 de julho, no Teatro Municipal, com entrada franca.
O espetáculo, contemplado pelo edital Programa de Ação Cultural (ProAc) Circulação, apresenta formação inédita das músicas do carioca com a criação de arranjos com vibrafone, contrabaixo acústico e guitarra elétrica somados a voz. Já passou por São Carlos e Campinas e, depois de Ribeirão Preto, seguirá para Indaiatuba (dia 28), Tatuí (7 de agosto) e Santos (19 de agosto).
No palco, os jovens artistas dão vida a um Noel Rosa além do samba e seus clássicos, trazendo emboladas, foxtrote, choro e canções do baú daquele que é considerado o maior inovador da canção popular brasileira da Época do Ouro. Sua forma de cantar histórias inspirou artistas da era do rádio e repercute até hoje.
Considerado um cronista do Brasil, Noel deixou mais de 250 composições que contam sobre a cultura popular brasileira, o samba, o povo, personagens como Mulato Bamba, João Ninguém, Maria Fumaça e Tipo Zero, fazem parte do imaginário popular.
Com duração de 60 minutos e indicação etária livre, em “Outras Bossas” as canções, crônicas e personagens de Noel ganham vida com cores vibrantes desde o cenário ao figurino, que trazem um Noel que dialoga com a tradição e a modernidade.
“Estamos muito felizes em retomar este projeto em homenagem ao Noel Rosa e poder trazer as canções do álbum ‘Outras Bossas’ junto com outras músicas do Noel, super conhecidas e bem como outras que fazem parte de um repertório menos explorado do compositor”, diz Jacque Falcheti.
“Eu ouvi as mais de 200 composições do Noel para selecionar quais poderiam entrar no show, que pudessem representar a obra e ir ao encontro do que acredito de valores, estética musical e diálogo com temas contemporâneos”, detalha a cantora. Para ela, “Outras Bossas” representa uma conversa com a música brasileira tradicional, mas com um pensamento atual sobre a obra.
“É um Noel que saiu do preto e branco para muitas cores, com instrumentos não tradicionais do samba no palco, arranjos com exploração de timbres, texturas e ritmos, além da parte visual, do figurino, e cenário com influências da pop art, que buscam trazer, através das poesias, um Noel apaixonado, crítico, existencialista, um cronista do Brasil”, define Jacque.
O Teatro Municipal fica na praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro. O local tem capacidade para receber 515 pessoas – o estacionamento tem 40 vagas. Mais informações pelo telefone (16) 3625-6841. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos por causa do horário, mas podem entrar acompanhados de pais ou responsáveis. O uso de máscara é opcional.
Os artistas
Jacque Falcheti é cantora, tem quatro CDs lançados, turnês pela Europa, América Latina e África, já foi premiada em editais de cultura como ProAc, Funarte, Ministério da Cultura, entre outros. Retrato Brasileiro é formado por Gabriel Peregrino (vibrafone), Guilherme Saka (guitarra) e Theo Fraga (contrabaixo), tem dois CDs lançados, turnê na Europa e já foram premiados em festivais e editais de cultura como ProAc.
Os artistas se uniram para gravar o CD lançado pela gravadora Experimental “Outras Bossas’’ em homenagem aos 110 anos de Noel Rosa. O CD lançado em 2020 já ultrapassa mais de 10.000 plays nas plataformas de streaming e foi premiado pelo ProAc – Lei Aldir Blanc (LAB) e editais.
Os artistas foram convidados para a série sobre Noel Rosa, foram selecionados em Festivais de Música no Brasil e na Colômbia, e receberam resenhas de críticos musicais como Mauro Ferreira, Beto Feitosa e Aquiles Reis. “Outras Bossas” também foi veiculado pela Globo News, Revista Fórum, Jornal O Globo, Rádio Batuta, Rádio Cultura, entre outros.