Tribuna Ribeirão
Cultura

Show encerra projeto de Eduardo Machado

ANA PRADO

Um passeio pela história da música popular brasileira (MPB), através dos ritmos populares, seus instrumentos – com destaque para o con­trabaixo – e grandes músi­cos. O renomado contrabai­xista e professor de música Eduardo Machado abordou o tema durante quatro ofici­nas virtuais e, para encerrar o projeto “O contrabaixo na MPB”, promoverá um show solo de música instrumental brasileira, nesta sexta-feira, 29 de abril, às 19 horas, em seu canal do YouTube (www. youtube.com/EduardoMa­chadoBass), com repertório autoral e algumas releituras.

Para Eduardo Machado, o grande desafio deste show é mudar o papel do contra­baixo, de coadjuvante para protagonista, já que ele tem a função principal de conduzir, unir a harmonia e o ritmo, trabalhando a pulsação da música. “É raro um contrabai­xista fazer show solo porque numa banda somos respon­sáveis pelo acompanhamento, fazer a ‘levada’, dar apoio aos instrumentos, cantores e so­listas. Essa apresentação vai surpreender o público, pois o baixo tem um som caracterís­tico, bem diferente”, diz.

Trabalho em equipe, que o músico compara a um jogo de futebol. “O contrabaixo é como o zagueiro, mas neste show ele vai jogar como meio de cam­po, centroavante e vai fazer gol (risos). Vou mostrar o baixo atuando de várias maneiras, criando melodias, harmonia, acordes, efeitos, numa forma não tão usual de se ver, valori­zando outros aspectos que não são explorados”, explica.

No repertório, músicas autorais, releituras e homena­gens a compositores como Si­vuca, Jacob do Bandolim, Ale­gre Corrêa, além de algumas surpresas. Segundo Eduardo, o show será eclético – assim como as oficinas – com ritmos populares como chacarera, chamamé, choro, bossa nova, baião, xote, entre outros.

Com apoio do Bolsa Cul­tura da Fundação para o Es­porte, Arte e Cultura (Feac) da prefeitura de Franca, o pro­jeto “O contrabaixo na MPB” teve como objetivo valorizar a música brasileira, resgatar a história do contrabaixo apre­sentando ao público os gran­des mestres deste instrumento, destacar os ritmos que estão sendo esquecidos pela nova geração e formar público.

O projeto contemplou quatro oficinas gratuitas, de 18 de fevereiro a 8 de abril, com os seguintes temas: “Histó­ria do contrabaixo brasileiro”, “Técnicas do instrumento na música brasileira” (participa­ção especial de Sizão Macha­do), “Sambas e suas vertentes” e “A riqueza e a diversidade da Música Nordestina”, que estão disponíveis no link (https://www.youtube.com/playlis­t?list=PLNTLFrSmqW2D­-T1risULUFRc2c_E962bf).

“Adorei fazer esse projeto, poder compartilhar essa pes­quisa com os estudantes, mú­sicos profissionais e amadores, e amantes da música. Recebi muitos feedbacks positivos, que me alegraram muito. Foi um mergulho profundo na história do contrabaixo, da música popular brasileira, e consegui produzir um conte­údo de grande valor, visitando temas importantes do nosso patrimônio cultural imaterial”, avalia Eduardo Machado.

O músico
Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabai­xo brasileiro da atualidade, Eduardo Machado é forma­do no Conservatório de Tatuí (SP) e expressa em seu instru­mento destreza e versatilida­de, características preservadas nos seus 32 anos de carreira, como músico e professor.

Sua discografia é compos­ta por nove CDs e dois DVDs, com destaque para quatro tur­nês internacionais, com apre­sentações em diversos países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, e pre­miação no concurso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festi­val, Belo Horizonte/MG, 2009).

Já participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e inter­nacional como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Mene­zes e Dinho Ouro Preto.

Também tocou com Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Bi­glione, Toninho Horta, Celso Pixinga, Gabriel Grossi, Edu Ribeiro, Marku Ribas, Carlos Bala, Derico, entre outros.

Postagens relacionadas

O lustre gigante de Tomie Ohtake

Redação 1

Claudia Raia volta ao Pedro II em abril

William Teodoro

Cinquenta anos de Sidney Magal

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com