O Theatro Pedro II recebe nesta terça-feira, 4 de setembro, o show “Sua majestade, a viola”, com o grupo A Viola é a Minha Paixão. A apresentação terá início às 20 horas e faz parte do programa “Amigos da Casa”. Todos os 17 integrantes são apaixonados pela viola caipira, violão, acordeom, entre outros instrumentos que completam os elementos principais e fundamentais da cultura caipira.
O grupo é formado por Ângelo Ap. Cintra, Celso L. Bastos, Clayton G. de Oliveira, Eliane Denise M. de Oliveira, Erondina L. B. Lopes, Janete S. A Pereira, João Gaspar, José A. de Oliveira, Luiz N. de Carvalho, Maria Ap. C. Victorelli, Milton Garcia Jr., Moacir Ap. de Abreu, Pedro H. Garcia, Ricardo M. dos Reis, Rosimeire M. T. de Souza, Terezinha de Biaggi e Tiago A. Malaguti.
Os violeiros dizem que quem for ao show vai embarcar numa viagem pelo túnel do tempo, passando pelos mais belos clássicos da música raiz, reverenciando a viola caipira e os outros instrumentos que completam sua melodia. O espectador vai viajar nas lendas, causos e belas “histórias” do caipira, do caboclo sertanejo, nesse fascínio que é a música raiz, interpretada de forma simples, por grandes nomes do sertanejo, mostrando o verdadeiro sabor da cultura e do folclore sertanejo.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro Pedro II e custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) para todos os setores – plateia, frisa, balcão nobre, balcão simples e galeria. A meia-entrada só vale para estudantes com carteirinha da instituição de ensino, professores da rede pública (municipal e estadual) com apresentação de holerite ou documentação e aposentados e idosos acima de 60 anos com documento comprobatório (cédula de identidade, RG).
Crianças de até dois anos não pagam. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.
Quem chegar atrasado também não poderá trocar o ingresso e não haverá devolução de dinheiro. A Fundação Pedro II também proíbe o consumo de comidas e bebidas no local. O teatro fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.
Amigos da Casa
Para valorizar os artistas locais, o projeto “Amigos da Casa”, da Fundação Dom Pedro II, democratiza o acesso à cultura, com uma proposta de formação de público para apresentações artísticas nas áreas de música, teatro e dança, em um dos principais cartões-postais de Ribeirão Preto e segundo maior teatro de ópera do Brasil, o Theatro Pedro II.
Desde que o projeto foi implantado, em 2009, o Theatro Pedro II é palco para que os artistas da cidade tenham a oportunidade de aprimorar e desenvolver seus espetáculos, promovendo a arte e a cultura junto à comunidade com o objetivo de democratizar o acesso e formação de plateia.