Tribuna Ribeirão
Cultura

Show de jazz e hip hop gratuito em RP

“Jazz e Hip Hop” é o nome do show que o grupo ribeirão-pretano Pó de Café apresenta nesta sexta-feira (28) e no sábado, 29 de abril. No repertório, clássicos do jazz e grooves emblemáticos ganham um toque autoral, com novos arranjos, rimas, poesias e improvisos em uma jam session comandada pelo rapper Leser MC.

Multiartista renomado de Ribeirão Preto, Leser MC tem dois álbuns gravados, é apresentador do programa “Papo de Futuro” (Grupo Thathi), produtor cultural e articulador do Festival Inter Arte. Atua também como grafiteiro e produtor de grandes obras de grafite. A parceria do grupo Pó de Café com o Leser MC resultou em um rico encontro de novas possibilidades para melodias da música negra.

Podem ser conferidas em canções como: “Música Pre­ta Brasileira”, “Bom Malan­dro”, “Todos e Todas”, com­postas por Leser MC, com arranjos do grupo. O show ainda contará também com a participação do DJ Goforit. O grupo Pó de Café surgiu a partir de um encontro infor­mal de músicos profissionais de Ribeirão Preto.

Eles tinham a intenção de explorar a musicalidade do jazz e da música instrumen­tal. Com o sucesso do even­to cultural “Jazz na Coisa”, que teve mais de 70 edições em parceria com o Espaço a Coisa entre 2010 e 2012, sur­giu o impulso para gravar o primeiro disco: “Pó de Café”, em 2013, reuniu as composi­ções de alguns dos músicos convidados do projeto.

Foi dessa forma que o pia­nista Murilo Barbosa passou a integrar o grupo, sendo con­vidado para fazer os arranjos, assim como o trompetista Ru­binho Antunes. De lá pra cá, o grupo foi expandindo as fron­teiras e ganhando notorieda­de no meio musical.

Em 2015, foi selecionado pelo edital do ProAC da Se­cretaria de Cultura do Esta­do de São Paulo para gravar seu segundo disco, o “Amé­rika”. A produção marcaria uma inovação na sonoridade do sexteto: a exploração dos hibridismos musicais entre grooves brasileiros e afro-la­tinos e também a chegada de um novo integrante, o percus­sionista Neto Braz.

O show do disco “Amé­rika” percorreu várias cida­des do interior paulista, fez parte da programação oficial da Semana Internacional de Música (SIM) de São Paulo, em dezembro de 2015 e rece­beu convite para seu primeiro festival internacional, o Jazz à la Calle, na cidade de Mer­cedes (Uruguai), em janeiro de 2017. Neste mesmo ano, o grupo iniciou a pesquisa de um novo disco, o “Terra”.

Este álbum homenageia as raízes do grupo ribeirão­-pretano, trazendo a temática da música caipira traduzida numa linguagem jazzísti­ca moderna. O resultado foi surpreendente e o disco teve ótima repercussão no meio especializado. Após dezenas de shows em 2017, em 2018 o grupo levou o show “Terra” ao teatro do BNDES, no Rio de Janeiro.

Em 2021, após pratica­mente um ano sem apresenta­ções e sem novas gravações, o grupo finalizou o quarto disco da carreira, com temas com­postos neste período de pan­demia, reforçando o projeto de celebrar o encontro das ra­ízes musicais afro-brasileiras com os sons do jazz – e umas pitadas de soul music. O disco conta com a participação da cantora Maria Rita na faixa “Tantas Mães”.

O “Jazz e Hip Hop” é um evento gratuito e será apresen­tado nesta sexta-feira (28), às 17 horas, no coreto da praça XV de Novembro. No sábado (29), também às 17 horas, será no Parque Maurílio Biagi, na pista de skate. Mais informa­ções nas redes sociais do grupo Pó de Café (@grupopodecafe).

Postagens relacionadas

Festival promove segundo webinário

Redação 1

Kleber Mendonça, Domenico de Masi e Projeto Utopias movimentam a FIL nesta sexta-feira (27)

Redação 1

Noivo de Larissa Manoela se declara para atriz: ‘Em breve estaremos no palco juntos’

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com