A maioria dos segmentos do comércio, indústria e prestação de serviços sentiu efeitos negativos por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Setores como o turismo, aviação, produções artísticas e eventos que dependem de público, foram alguns dos mais afetados. Por outro lado, há aqueles que cresceram em meio à crise. O setor de supermercados foi um deles.
Especialistas apontam esse crescimento ao fato que as medidas de isolamento social fizeram grande parte da população a passar mais tempo em casa.
De acordo com estudos da Abras – Associação Brasileira de Supermercados houve crescimento das vendas em 2020 em supermercados e hipermercados. Os números indicam aumento de quase 6% (5,94%) no acumulado de janeiro a outubro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019. O dado já é corrigido pela inflação e, portanto, não é afetado pela inflação de alimentos de 2020.
Além do acumulado, na pesquisa mês a mês, os números indicam que nenhum mês de 2020 foi pior que em 2019. Só em outubro, o crescimento foi de 12,4% sobre o mesmo mês de 2019 e de 7,35% em relação a setembro de 2020.
O crescimento das vendas nos supermercados está acima do projetado pela Abras em janeiro para o ano de 2020, que era de 3,9%. O presidente da entidade acredita que o avanço se manterá na casa dos 5% nos próximos meses.
“O nosso resultado acumulado reflete o comportamento do consumidor adquirido na pandemia, que continua priorizando o consumo dentro do lar, e a continuidade do auxílio emergencial”, disse o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, em material divulgado pela entidade.
Reflexo em Ribeirão Preto
O crescimento é notório para quem vai aos supermercados para compras e os encontra quase sempre cheios. Também é perceptível o crescimento no número de lojas na cidade.
Um exemplo é a rede Oba Hortifruti que inaugurou o seu segundo estabelecimento da rede em Ribeirão Preto, no dia 17 de dezembro, no Shopping Santa Úrsula.
“Estamos contentes em reforçar nossa presença em uma cidade tão especial como Ribeirão Preto. Sentimos muito carinho do público quando chegamos aqui, em fevereiro deste ano, e escolhemos o Shopping Santa Úrsula para estarmos ainda mais próximos dos nossos clientes. Estamos prontos para nos tornarmos a melhor opção de compras para quem deseja uma vida com mais saúde, qualidade e sabor”, disse na ocasião.
O Oba Hortifruti conta ainda com mais de 60 unidades no Brasil, espalhadas pelo interior e capital de São Paulo, Distrito Federal e Goiás.
Outro exemplo é a Rede Mialich, que possui 10 lojas em Ribeirão Preto e região, e projeta expansão em 2021. Segundo o diretor, Éder John Mialich, serão duas lojas na cidade e duas na região.
“As obras estão em fase de execução e a previsão de inauguração é para maio e julho”, confirma Éder. Um dos empreendimentos será na Vila Elisa, na Avenida Brasil. “Em virtude das obras do viaduto na Avenida Mogiana a previsão é para julho”, explica.
O segundo será no Complexo Jardim Paiva. “Será a maior loja da Rede, em uma área de aproximadamente 8 mil metros quadrados e a previsão é para maio”, completa. O investimento, segundo o direto é de aproximadamente R$ 18 milhões. “Pretendemos gerar 220 novos empregos diretos”.
Éder analisa o setor na cidade. “Por ser um segmento essencial para a sociedade, estamos trabalhando muito, gerando novos empregos. É um setor em plena ascensão”, finaliza.
Além do Mialich, o Tribuna apurou que a Rede Jahu Serve, que recentemente abriu uma filial na cidade, pretende inaugurar outras duas lojas em Ribeirão Preto.