Tem novidades na programação da TV Escola no mês de setembro. A mais importante delas é a estreia do primeiro reality show da emissora, o Super Merendeiras, uma parceria com o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE). A partir de 28 de setembro, às 21h, dez merendeiras premiadas em concursos anteriores do FNDE disputarão, em 13 episódios, o título de Super Merendeiras.
Apresentado pelo ator Eri Johnson, o reality show vai acompanhar uma competição entre merendeiras de escolas municipais e estaduais de várias regiões do Brasil. A atração, exibida semanalmente, promoverá desafios com aquilo que elas fazem de melhor: produzir receitas criativas, saborosas e saudáveis, tudo isso com muita emoção. As provas propostas no programa serão todas com base nos eixos centrais da alimentação escolar, que são o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional, e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período em que permanecem na escola.
Para a disputa, foram escolhidas as dez melhores merendeiras, entre cinco mil inscritas, de estados como Goiás, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Pará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. O grupo selecionado pelo programa reúne cinco merendeiras vencedoras do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE em 2015, e mais cinco vencedoras do mesmo concurso de 2016.
A coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Karine Santos, explica que o programa faz parte da estratégia de valorização dessas profissionais. “É consenso que as merendeiras desempenham um papel estruturante dentro da boa execução do Pnae em cada um dos estados e municípios brasileiros”, afirma. “Portanto, essa iniciativa busca valorizá-las e colocar em evidência a dedicação que acontece dentro das cozinhas das escolas do país, que nos leva a servir cerca de 50 milhões de refeições diariamente. É preciso que todos conheçam quem são essas elas e se encantem, da mesma forma que somos encantados.”
O teaser do Super Merendeiras foi publicado no canal do FNDE no youtube.
Outras estreias – Setembro também marca o início na TV Escola da exibição da sexta temporada de Deu a Louca na História, série produzida pela BBC e que relembra fatos históricos com muito humor. A divertida série estreia na segunda, 3 de setembro. Exibida às 11h e 16h, com reapresentações às sextas, nos mesmos horários, a sexta temporada de Deu a Louca na História explora em cada episódio a história de um governante e seus equívocos juntos aos eventos históricos mais importantes do período. São representações de acontecimentos da história, entrevistas, musicais e muita loucura trazendo com bom humor os segredos mais cômicos da vida de grandes líderes como Napoleão Bonaparte e Winston Churchill. A temporada teve lançamento exclusivo no site da TV Escola e agora vai para a programação linear.
Com estreia em 4 de setembro, às 10h e 15h, o desenho Will é mais uma novidade nas manhãs dedicadas às crianças na TV Escola. A animação mostra a rotina de Will, um menino cadeirante de 9 anos que não encontra obstáculos para suas aventuras radicais. Em cada episódio, ele enfrenta diversas situações relacionadas à vida na cadeira de rodas com muito humor e sempre com muito alto astral, e será exibido todas as terças e quintas.
As novidades na programação incluem a estreia de Missão Ciência, uma cessão de direitos da Señal Colombia. Os curtas documentam expedições de pesquisadores que viajam por lugares remotos do Chile e da Colômbia para conhecer pesquisas inovadoras. São lugares inexplorados e que revelam como as experiências dos cientistas podem mostrar os registros da biodiversidade latina. O programa começa na terça, 4 de setembro, às 11h e com reapresentação às 16h. Os documentários serão exibidos em reprise nas quintas, às 19h, sextas, às 22h, sábados, às 18h, e domingos, às 16h e 21h.
Assista o teaser do reality show Super Merendeiras.
Assessoria de Comunicação Social