A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que, no último domingo, 12 de janeiro, em um período de duas horas, agentes de segurança flagraram sete visitantes tentando entrar com maconha, cocaína e estimulantes sexuais na Penitenciária Masculina de Serra Azul I, ao passar os chinelos das mulheres no aparelho de raio-X, procedimento de praxe realizado em calçados e outros pertences nos dias de visitação.
Com a grande escalada de apreensões realizadas com auxílio do escâner corporal – desbaratando o método em que infratores tentam burlar a vigilância introduzindo os ilícitos no próprio corpo –, visitantes elaboram outros meios de levar drogas e outros materiais proibidos, também frustrados pela vigilância e perícia de agentes penitenciários, aliadas as tecnologias implantadas pela SAP.
Em todos os flagrantes, a Polícia Militar (PM) foi acionada para registrar boletim de ocorrência. Também foi aberto procedimento interno para apurar o envolvimento dos presos que receberiam os materiais ilícitos nas unidades prisionais. As ocorrências foram descobertas em série desde as primeiras horas de trabalho do último domingo dia 12. Foram sete apreensões idênticas entre 7h30 e 9h30.
Na primeira interceptação foram apreendidos 92 gramas de maconha, visualizados no aparelho de raio-X, ocultados dentro do par de chinelo de uma jovem que visitaria o irmão. Em seguida, 15 minutos depois, outros 91 gramas de maconha foram descobertos da mesma maneira. Por volta das oito horas da manhã uma terceira jovem, que visitaria o amásio, foi surpreendida da mesma forma, mas com quase o dobro de entorpecente: 161 gramas de maconha estavam dentro dos solados do chinelo.
Às 8h30, mais uma jovem mulher que visitaria o marido foi flagrada com chinelos “recheados” de ilícitos. Desta vez, ao ser aberto o interior do calçado continha 168 gramas de maconha, além de 20 comprimidos azuis, aparentando serem estimulantes sexuais. Menos de 15 minutos depois, próximo às 8h45, outra mulher que visitaria o amásio foi pega com 122 gramas de maconha, também no chinelo.
Apenas 15 minutos se passaram e outra mulher, uma senhora que visitaria o filho, foi barrada após o aparelho de raio-X mostrar imagem suspeita no calçado. Ao ser aberto pelas agentes, o interior do chinelo ocultava 61 gramas de maconha e 171 gramas de cocaína. A última apreensão por volta das 9h30, ocorreu exatamente igual às anteriores: o chinelo da amasia de um reeducando escondia 129 gramas de maconha.
Todas as visitantes foram encaminhadas a Delegacia de Polícia Civil da cidade, assim como os ilícitos apreendidos, escoltadas pela Polícia Militar, para elaboração de boletim de ocorrência e demais providências necessárias. Segundo o delegado André Baldochi, seis mulheres foram liberadas porque têm filhos menores de 12 anos de idade.
Todas responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. A Penitenciária Masculina de Serra Azul I tem capacidade para 853 detentos, mas até terça-feira (14) abrigava 1.859, ou 117,9% acima da lotação máxima, com um excedente de 1.006 presos.