Tribuna Ribeirão
Educação

Sete escolas da região terão ensino integral

FACEBOOK

O governador João Doria (PSDB) e o secretário de Educa­ção, Rossieli Soares, anunciaram nesta sexta-feira, 13 de dezem­bro, a maior expansão do Pro­grama de Ensino Integral (PEI) da história de São Paulo. A par­tir de 2020, o PEI estará presen­te em ao menos 664 escolas da rede estadual, sendo sete delas na região de Ribeirão Preto.

Estão na lista as escolas es­taduais Professora Eugênia Vi­lhena de Morais, na rua Abílio Sampaio nº 900, na Vila Vir­gínia, Zona Oeste, e a Doutor Geraldo Correia de Carvalho, na rua Itaguaçu nº 869, no Ipi­ranga, na região Norte de Ri­beirão Preto.

As outras cinco unidades ficam em Bebedouro (Gustavo Fernando Kuhlmann), Jabo­ticabal (Doutor Joaquim Ba­tista), Monte Alto (Professora Nelly Bahdur Cano), Monte Azul Paulista (Bairro Cruzei­ro) e Pontal (Professora Dolo­res Belém Novaes).

Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade, e a expec­tativa da Seduc é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023. “Este anúncio é muito significativo para um governo que prioriza a educa­ção, como é o nosso. É a maior expansão do programa de en­sino integral do estado de São Paulo”, declara Doria.

As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios es­tabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e levando-se em conta o grau de vulnerabilida­de socioeconômica da comu­nidade que a escola atende.

Entre as escolas contempla­das, 92 já vigoram no modelo Escola de Tempo Integral (ETI). Embora tenham uma carga ho­rária maior, elas têm um currí­culo obrigatório diferente do proposto pelo PEI. Outras 155 unidades são da rede estadual de ensino regular.

“O tempo a mais que o alu­no permanece na escola, com tutoria individualizada de pro­fessores, fortalece os vínculos de aprendizagem. Faz toda a dife­rença o regime de dedicação ex­clusiva de 40 horas semanais em uma única escola para o profes­sor, melhorando a qualidade das condições de trabalho docente”, disse o secretário Rossieli.

Sobre o PEI
Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferencia­da que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clu­bes juvenis para que os alunos se auto-organizam de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates, etc.

Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer na sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também fre­quentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos. A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco ho­ras e quinze minutos.

Trinta e seis, das 240 escolas contempladas, vão funcionar em um formato com carga ho­rária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já tra­balham. Os professores e servi­dores que atuam no programa receberão gratificações. Neste ano, 545 escolas da rede estadual manifestaram interesse em ade­rir ao PEI. Em 2021, outras es­colas da rede terão prioridade na expansão do programa.

Vantagens
O investimento no ensino integral é previsto por metas nos planos Nacional e Estadual de Educação – determinam que 50% das escolas devem oferecer esta modalidade de ensino até 2024 e 2026, respectivamente. Estudos apontam que o ensino integral melhora a aprendi­zagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. Os alunos do ensino médio das escolas do PEI ti­veram desempenho 1,2 ponto maior no último Índice de De­senvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) em relação aos estudantes das esco­las regulares.

Postagens relacionadas

Pais aprovam volta às aulas em março

William Teodoro

Pesquisa mostra que 99,3% das escolas suspenderam aulas presenciais

Redação 1

Educação prevê 15 câmeras por escola

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com