O tradicional desfile de comemoração da Independência do Brasil reuniu cerca de nove mil pessoas na avenida cavalheiro Paschoal Innecchi, na manhã de sábado, 7 de setembro. Cerca de 2,3 mil participaram da parada. A abertura do evento teve início às oito horas com a apresentação da 5ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), pelo Tiro de Guerra de Ribeirão Preto. Ao longo da manhã, também desfilaram grupos de escoteiros, alunos de escolas da rede pública, atletas, policiais militares, bombeiros, motoclubes, exposição de carros antigos, entre outros.
Brasília
A Esplanada dos Ministérios ficou lotada. A estimativa preliminar da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e do Comando Militar do Exército é de que entre 25 mil e 30 mil pessoas assistiram ao evento. presidente da República participou do primeiro desfile da Independência de sua gestão na tribuna de honra, ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Com o desfile em andamento, Jair Bolsonaro decidiu descer da tribuna e caminhar pela Esplanada dos Ministérios, acenando e cumprimentando o público. Cercado por dezenas de seguranças, foi acompanhado por alguns ministros, como Sérgio Moro (Justiça e Segurança Publica), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). Em razão da quebra de protocolo, o desfile chegou a ser interrompido por alguns minutos.
Depois te retornar à tribuna, o presidente acompanhou o restante do desfile. Além de ministros e autoridades, os empresários Silvio Santos, Edir Macedo e Luciano Hang também assistiram boa parte da apresentação ao lado de Bolsonaro. Pouco antes do fim da exibição da Esquadrilha da Fumaça, que encerrou as comemorações do 7 de Setembro na capital federal, o presidente e sua comitiva deixaram a Esplanada.