Tribuna Ribeirão
Geral

Sete da região seguem presos no DF

Sete moradores da macror­região de Ribeirão Preto estão na lista atualizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de pri­sões em flagrante convertidas em preventiva pelos ataques golpistas aos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. A relação foi divulgada no final da tarde da última sexta-feira (20).

As sete pessoas da região seguem detidas após os ata­ques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e ao Su­premo Tribunal Federal, que foram invadidos, depredados e vandalizados. Dois advogados são de Ribeirão Preto, mas há um empresário e uma mora­dora de Franca, veterinária de Guariba e políticos de Nupo­ranga e Pitangueiras.

Os advogados são Nara Faustino de Menezes, de 43 anos, e Barquet Miguel Júnior, de 52 anos. O empresário de Franca Douglas Ramos de Souza tem 41 anos e a morado­ra da cidade Shara Silvano Sil­va, 23 anos. As defesas de Nara Faustino Menezes e de Barquet Miguel Junior dizem que não vão se manifestar.

Segundo a lista da Secreta­ria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Fede­ral (Seape-DF), atualizada no domingo (22), além dos quatro citados também continua presa na Penitenciária Feminina do DF (Colmeia) a médica veteri­nária e social media de Guariba, Ana Carolina Isique Guardiéri Brendolan, de 30 anos.

O suplente de vereador em Nuporanga, Henrique Fer­nandes de Oliveira, o Sargento Fernandes (MDB), de 51 anos, um dos 35 políticos presos por atos golpistas e invasão às se­des dos Três Poderes, está no Centro de Detenção Provisória II (Papuda).

A lista traz ainda Marcos Joel Augusto, o Marcão Bola de Fogo, de 52 anos, morador de Pitangueiras, que em 2020 concorreu ao cargo de vere­ador pelo Cidadania e não foi eleito. Ele também está no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda.

A advogada Nara Fausti­no de Menezes, já havia sido transferida para uma cela es­pecial no 19º Batalhão de Polí­cia Militar do Distrito Federal. Barquet Miguel Junior (filho do ex-vereador Barquet Mi­guel, que cumpriu sete man­datos na Câmara de Ribeirão Preto) está no CDP da Papuda.

Já disse em depoimento que foi a Brasília em viagem de turismo, e não para partici­par dos atos antidemocráticos. Sete crimes são investigados: atos terroristas, inclusive pre­paratórios; associação crimi­nosa; abolição violenta do es­tado democrático de direito; golpe de estado; ameaça; per­seguição; e incitação ao crime.

Os dois advogados de Ri­beirão Preto e os dois morado­res de Franca estão entre as 942 pessoas que tiveram as prisões em flagrante convertidas em prisões preventivas após con­clusão da análise de 1.459 atas de audiência de custódia pelo ministro Alexandre de Moraes até o fim da semana passada.

Outras 464 obtiveram liber­dade provisória, mas mediante medidas cautelares, como uso de tornozeleiras eletrônicas a serem instaladas pela Polícia Federal, proibição de deixar a comarca e o país, permanência em casa durante a noite e aos fins de semana, suspensão de porte de arma e proibição de uso das redes sociais.

Em sua fundamentação, o ministro Alexandre de Moraes considerou ilícitas e gravíssimas as condutas dos envolvidos e apontou que eles tinham o obje­tivo de impedir o exercício dos poderes constitucionais por meio de violência e grave ameaça.

PGR
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta segunda-feira (23) ao Su­premo Tribunal Federal (STF) mais 54 investigados de parti­cipar dos atos golpistas de 8 de janeiro. Eles estão presos no sistema penitenciário do Dis­trito Federal.

É a terceira leva de denún­cias feitas pelo órgão. O to­tal de denunciados chegou a 98 pessoas. Nas denúncias, a procuradoria acusa os investi­gados dos crimes de incitação das Forças Armadas contra os poderes constitucionais e de associação criminosa.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Stand Up com Jonathan Nemer

Redação 1

Savegnago doará mais de R$ 250 mil para entidades assistenciais

Redação 2

Maioria das vítimas de tráfico de pessoas é negra, mostra relatório

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com