Depois de arrebatar mais de 28 mil espectadores, entre adultos e crianças, em sua estreia em São Paulo, o espetáculo autoral brasileiro “Kafka e a Boneca” chega a Ribeirão Preto. A estreia ocorreu nesta sexta-feira, 1º de setembro, mas a temporada no Teatro do Sesi, com ingressos gratuitos, terá mais oito apresentações.
Produzido pela Marcenaria de Cultura, Rega Ínicio Produções e Sesi-SP, o espetáculo “Kafka e a Boneca” é inspirado em um episódio real da vida do escritor Franz Kafka (1883-1924). Nasceu da inspiração do produtor cultural e diretor Marllos Silva. Ele reuniu sentimentos, pensamentos e homenagens, a amigos, familiares e personalidades, para adaptar a história para os palcos, pela primeira vez em forma de musical, trabalho este compartilhado com o compositor Daniel Rocha.
A obra narra um momento específico da vida do autor modernista. Ao se ver tocado profundamente pela tristeza de uma criança, encontra motivação para voltar a escrever, e, consequentemente, ajudá-la em seu dilema. Tudo começa quando, durante uma de suas idas ao Parque Steglitz, em Berlim, junto de sua companheira Dora Diamant, se depara com a pequena Lia Hiellel (nome fictício adotado na peça) tendo que lidar com a dor da perda de sua boneca preferida, a quem considera como melhor amiga.
Para amenizar a situação, o escritor tcheco lança mão do lúdico e conta que a boneca, batizada nesta produção com o nome de Marielle, em homenagem à socióloga, ativista e política brasileira Marielle Franco, saiu em uma viagem pelo mundo para se descobrir, em uma “jornada” cheia de emoções. Por um instante, Kafka, conhecido por seu jeito peculiar de ser e pensar, e por sua falta de tato com crianças, tem uma ideia que pode ajudar a consolar a garota.
Ao mesmo tempo, a ensina a compreender melhor os percalços da vida, e na forma de um “carteiro de bonecas”, se compromete a enviar cartas para a pequena Lia, contando detalhes sobre os diferentes destinos que a boneca visitou pelo mundo, usando de descrições ricas em detalhes e de entrelinhas repletas de mensagens.
O elenco conta com Marcos Lanza no papel de Kafka, Giovanna Sassi como Dora Diamant, a atriz-mirim Isa Camargo vive a pequena Lia Hiellel, Berta Hillel, segue interpretada por Renata Vilela. Já o papel do pai de Lia, o senhor Joseph Hillel, será entregue agora nas mãos de Rafael Pucca. O elenco conta ainda com Fernando Pallaza, Carla Vàzquez e Rafael Aragão.
O espetáculo “Kafka e a Boneca” será apresentado neste sábado (2) e no domingo (3), de 8 a 10 e de 15 a 17 de setembro. A entrada é gratuita a todas as pessoas: clientes e não clientes. Basta realizar a reserva online de forma antecipada através da plataforma Meu Sesi (ribeiraopreto. sesisp.org.br). A secretaria do CAT Sesi Ribeirão Preto fica na rua Dom Luís do Amaral Mousinho nº 3.465, Jardim Castelo Branco, Zona Leste.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (16) 3603-7300. O Teatro do Serviço Social da Indústria de Ribeirão Preto fica na rua João Ignacchitti s/nº, no mesmo bairro. O local tem capacidade para receber 365 pessoas.
Serviço
Espetáculo: “Kafka e a Boneca”
Dias e horários
02/09 às 20 horas
03/09 às 16 horas
08/09 às 15 horas
09/09 às 20 horas
10/09 às 16 horas
15/09 às 15 horas
16/09 às 20 horas
17/09 às 16 horas
Onde: Teatro do Sesi Ribeirão Preto
Endereço: rua João Ignacchitti s/nº, Jardim Castelo Branco
Capacidade: 365 lugares
Reservas: plataforma Meu Sesi
Link: ribeiraopreto.sesisp.org.br
Informações: (16) 3603-7337
Entrada: gratuita
Classificação: Livre