Na tarde desta segunda-feira, 21 de outubro, a prefeitura de Ribeirão Preto formalizou a devolução de três prédios cedidos em 1967 pelo então prefeito Antônio Duarte Nogueira, pai do atual chefe do Executivo, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), que assinou o termo de devolução e recebeu as chaves das unidades da Vila Tibério (Zona Oeste), Vila Virgínia (Zona Sul) e Ipiranga (Zona Norte).
A devolução ocorreu no gabinete de Nogueira no Palácio Rio Branco. Ele estava acompanhado do secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, do diretor do Serviço Social da Indústria, Álvaro Alves Filho, e do gerente administrativo do Sesi em Ribeirão Preto, Adriano Parras.
“Essas unidades serão reformadas e adaptadas para atender 1.156 crianças de zero a cinco anos na educação infantil, seguindo o plano de expansão da secretaria em criar 6.447 vagas entre ensino infantil e fundamental I e II até o final de 2020”, afirma o prefeito Duarte Nogueira.
As obras incluem serviços de readequação da parte elétrica e hidráulica, assim como adaptação às novas regras de acessibilidade e as reformas necessárias para obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Além disso, os telhados serão revistos e uma nova caixa d’água será criada. O prazo de execução de cada unidade é de cinco meses.
“Prevemos um investimento em torno de R$ 3 milhões nessas reformas. O prédio da Vila Virgínia já foi licitado, o da Vila Tibério está em processo de licitação e do Ipiranga está em fase de orçamento de projeto”, acrescenta o secretário Felipe Elias Miguel.
Novas escolas
Atualmente, Ribeirão Preto conta com 47 mil alunos matriculados na rede municipal, distribuídos entre educação infantil, ensino fundamental, educação especial, educação profissional básica e educação de jovens e adultos.
De acordo com o secretário, o plano de expansão prevê 6.447 novas vagas entre educação infantil e ensino fundamental I e II até o final de 2020. Para isso, a pasta já deu andamento aos projetos de 17 novas unidades escolares. Dentre as escolas do município, 76 são de educação infantil e 33 de ensino fundamental. São 34 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).
Também conta com 26 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), três Centros Educacionais Municipais de Educação Integral (Cemeis), duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Emefems), um Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (CEEEF), uma Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (EMEPB), Educação de Jovens e Adultos (EJA, salas espalhadas por várias unidades), além de 20 escolas conveniadas.