Tribuna Ribeirão
SindTur Notícias

SESC RIBEIRÃO – PARTÍCIPE NA EVOLUCÃO DA NOSSA CULTURA

A convite do Mauro Cesar Jensen – Gerente e Lucas Molina – Adjunto, estivemos, eu Aguinaldo Rodrigues – presidente e Paulo Braga – Tesoureiro do Sindtur, em visita de cortesia as dependências do SESC Ribeirão Preto. Como também, Conselheiro da instituição, tive o prazer de constatar, o excelente trabalho social e cultural desenvolvido, seguindo critérios democráticos, tanto na política de acesso como na qualidade da programação. Agindo dessa forma, o Sesc vem proporcionando o encontro e a convivência entre pessoas e as múltiplas formas de expressão da cultura, promovendo a cidadania e a disseminação do conhecimento em diversas áreas.

O Sesc Ribeirão Preto é parte da história da cidade, pois foi o primeiro centro social do interior paulista, promovendo o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, prioritariamente, e da comunidade, como um todo. Mauro e Lucas, como profissionais entusiasmados pelo projeto Sesc Ribeirão, nos deram conta das programações variadas e permanentes nas áreas de cultura, esporte, desenvolvimento infantil, programa social com Idosos, educação ambiental, saúde e alimentação.

Segundo o Gerente Mauro Cesar Jensen, “são tantas as atividades que aconteceram ao longo desses dois meses, inúmeras coisas que enriqueceram nossos olhares e ampliaram nosso repertório, que é de brilhar os olhos, e percorrer a linha do tempo que esse novo ano nos traz”.

Como exemplo, segundo ele, tivemos a 28° edição do Sesc Verão para incentivar a adoção de um estilo de vida mais ativo por meio da pratica regular de atividades físicas. Com o tema “Pratique Onde Estiver! Como Quiser! a unidade de Ribeirão viveu dias intensos com inúmeras atividades esportivas.

Como exemplo, segundo ele, tivemos a 28° edição do Sesc Verão para incentivar a adoção de um estilo de vida mais ativo por meio da pratica regular de atividades físicas. Com o tema “Pratique Onde Estiver! Como Quiser! a unidade de Ribeirão viveu dias intensos com inúmeras atividades esportivas.

Nas artes visuais, a exposição Zero Hidrográfico, uma parceria entre Sesc Ribeirão e o Instituto Figueiredo Ferraz, no período de 20 Outubro de 2022 a 22 de Janeiro de 2023, recebeu mais de 8 mil visitações.

Mas como a arte não para por ai, foi inaugurado no dia 16 de fevereiro a exposição itinerante intitulada “Fabricação Própria” da artista Lotus Lobo. Nascida em Belo Horizonte, Lotus Lobo entrou em contato, a partir de 1969, com a produção de embalagens em folha de flandres da Estamparia Juiz de Fora (MG), onde coletou matrizes das primeiras décadas do século XX, e, a partir daí, por meio da apropriação e manipulação de imagens, produziu obras que desvelam o caráter criativo dos ambientes fabris, convidando o público a também experimentar novas possibilidades de leitura.

Segundo Lucas Molina “conviver com o imaginário da cultura visual mineira, foi um marco para o caminho artístico de Lotus Lobo”.

Paulo Braga, Mauro Cesar Jensem, Aguinaldo Rodrigues e Lucas Molina.

Segundo ele, o público que chega para visitar a exposição, entra em contato com o universo da artista, a partir da sua primeira convivência com a fábrica de Estamparia de Juiz de Fora, onde se deu o encontro da artista com as chapas litográficas e todo um acumulo sugestivo de imagens que ela reutilizou, e que desde então, criou imagens autorais resultantes de seu próprio processo criativo”.

Trabalhos importantes da artista são revisitados, como o caso de Água Limpa, obra inédita que retoma os lito-objetos premiados em 1969 na X Bienal de São Paulo.

Outra remissão importante se trata da também inédita Albor, em que rememora obra marcante do ano de 1970: uma bobina de papel presa na parede onde os espectadores podem destacar e levar para casa fragmentos litografados.

Localizado em um espaço privilegiado, no centro de Ribeirão Preto, a poucas quadras do quarteirão paulista, espaço que inclui o grandioso Theatro Pedro II, o Sesc Ribeirão Preto torna-se parte fundamental do complexo de equipamentos culturais da nossa cidade.

Conforme dizeres entusiásticos de Mauro e Lucas, “para o mês que chega, é delicioso relembrar tudo o que foi realizado e esperançoso saber que vem muito mais”!

Postagens relacionadas

Reforma tributária: IVA em 25% é ameaça a 3,8 milhões de empregos no setor de serviços

Redação 11

NOVAS REGRAS DO E-SOCIAL – O QUE FAZER. ?

William Teodoro

Após declarações de Lula, Empresários manifestam apoio à independência do BC

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com