João Camargo
Diante do cenário de isolamento social e de medidas de distanciamento sendo implantadas por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns serviços essenciais para a população tiveram seus atendimentos presenciais encerrados temporariamente.
Na maioria dos casos, o suporte estava sendo feito de maneira on-line, ou seja, por meio da internet. No entanto, nos últimos dias, alguns destes serviços têm retomado as atividades normalmente ou retornado com funcionamentos alterados e com capacidade máxima reduzida.
Por conta disso, o Tribuna reuniu programas e serviços, como o do Poupatempo, Detran. SP, CPFL, INSS e transporte público para informar como estão sendo realizadas suas atividades atualmente em Ribeirão Preto.
Poupatempo
Desde o dia 10 de setembro, o Poupatempo tem retomado os atendimentos presenciais em Ribeirão Preto. Para que esse retorno fosse feito da maneira mais segura possível, o posto foi preparado para que todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades fossem seguidos.
Em nota, o Poupatempo informou que, neste retorno, para ser atendido, é necessário o agendamento de data e hora. Agendamento este, que pode ser feito pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br) ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.
Além disso, atualmente, a capacidade de atendimento é de 30%, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira habilitação e expedição de RG, por exemplo.
“Para minimizar os riscos de transmissão e garantir a segurança da população e colaboradores, haverá controle de acesso. Só será permitida a presença de acompanhantes em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel. A manutenção do distanciamento entre as pessoas foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação”, completou o Poupatempo.
Detran.SP
O Detran.SP informou que todos os serviços de habilitação e veículos são agora atendidos pelo Poupatempo de Ribeirão Preto. Ainda segundo o departamento de trânsito, neste momento, para evitar aglomeração, apenas os serviços que ainda não estão disponíveis de forma on-line, como transferência de CNH, primeira habilitação, reabilitação, adição e mudança de categoria, além de serviços de veículos, como segunda via do Certificado de Registro Veicular (CRV) são realizados de forma presencial.
Quanto aos demais, estes também estão disponíveis por meio do site do Poupatempo ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. A Ciretran de Ribeirão Preto continua sendo utilizada para procedimentos internos, como área de retaguarda dos atendimentos prestados pelo Poupatempo.
Nos últimos meses, o Detran. SP ampliou em 48% os serviços digitais. “Entre as 64 opções disponíveis, podemos citar a renovação simplificada e segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na CNH, indicação de condutor, pesquisas de peças usadas, Centros de Formação de Condutores (CFCs) e de Empresa Credenciada de Vistoria (EVC), entre outros”, finalizou o departamento por meio de nota.
CPFL Paulista
Quem também já retomou as atividades, foi a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Paulista. Desde o dia 3 de agosto, todas as agências de atendimento presencial do estado de São Paulo voltaram a funcionar, no período das 8h às 16h.
Nos locais reabertos, o atendimento será realizado apenas na área interna da agência, respeitando a entrada de apenas um cliente por atendente. Em caso de filas, as pessoas deverão aguardar do lado de fora, ao ar livre, organizando um distanciamento mínimo de dois metros entre cada indivíduo, de acordo com os adesivos colados no chão.
No interior das agências, foram instaladas proteções e divisórias de acrílico em todas as mesas e os atendentes prestarão os serviços usando máscaras, respeitando as orientações dos órgãos públicos de Saúde. Além disso, os clientes também só poderão adentrar o local usando máscaras.
No entanto, embora os clientes possam ir pessoalmente às agências, a companhia reforça que a solicitação de serviços seja por meio dos canais digitais, a qualquer momento, evitando assim aglomerações.
A CPFL ressalta que, desde o dia 12 de maio, é possível navegar pelo aplicativo para smartphones, CPFL Energia, de forma gratuita e sem gasto do pacote de dados durante o uso do app. Nele, estão disponíveis opções como solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e até enviar documentos e fotos. Além do aplicativo, possível acessar, a qualquer momento, os serviços pelo site (http://www.cpfl.com.br/).
INSS
Ao todo, 119 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Estado de São Paulo, foram reabertas nesta quinta-feira, 17 de setembro. Entre elas, as agências Ribeirão Preto e Ribeirão Preto-Amador Bueno.
De acordo com o instituto, neste primeiro momento, os atendimentos são feitos apenas para segurados agendados e somente para os serviços de avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Para estes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Portal Meu INSS (gov.br/meuinss), aplicativo ou pelo telefone 135.
Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde. Também é importante ressaltar que, visando à segurança de segurados e servidores, as agências, nesta fase da retomada gradual, atenderão abaixo da capacidade habitual.
“Com base em estudos internos feitos pelo INSS, através de orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o INSS atenderá, nas agências, apenas a quantidade de segurados que respeitem o tamanho (metragem) das instalações, a fim de propiciar o distanciamento seguro entre as pessoas”, ressaltou o instituto por meio de nota.
Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam disponíveis pelos canais remotos. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, atendendo aos cidadãos que têm dúvidas em relação ao uso dos canais remotos de atendimento.
Transporte público
Em relação ao transporte público municipal, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) informou que todas as linhas da rede estão operando normalmente, de segunda-feira a sábado, com os seus respectivos quadros de horários adequados em função da demanda de passageiros, atualmente observada.
Especificamente aos domingos e feriados, o atendimento é realizado por 48 linhas de ônibus que abrangem todas as regiões da cidade.
“Esclarecemos também que a Transerp vem monitorando diariamente a operação do serviço de transporte coletivo urbano e, quando constata a necessidade de qualquer adequação, notifica o Consórcio PróUrbano para a ampliação da frota, visando evitar lotação excessiva, principalmente nos horários de pico da demanda de passageiros”, completou.
Além disso, a Transerp comunicou também que, atendendo as orientações das autoridades de saúde, recomenda a todos os usuários do referido serviço a utilização de máscara de proteção facial nos pontos de ônibus e plataformas dos terminais, bem como no interior dos veículos durante a viagem.
Para se inteirar dos horários das linhas de ônibus, estes estão disponíveis no site www.ritmoribeirao.com.br.