O velho e bom Ibope continua ainda como a melhor e mais conhecida ferramenta para medição da TV. Já existiram tentativas de comparar seus resultados – Datanexus, do Silvio Santos, no início dos anos 2000 e da GFK, mais recentemente, que só serviram para atestar os bons serviços que já eram prestados.
Sem razão para continuar existindo, as duas desapareceram e até poderiam ter evitado tudo isso, tempo e dinheiro, se tivessem apurado melhor.
Fato é que o Kantar Ibope segue por aí, firme e forte no ramo, sem ver ninguém pela frente ou aparecendo no seu retrovisor.
Agora, inclusive antecipando-se, a empresa anunciou também a medição dos serviços de streaming, como um novo e importante passo à frente. Já tinha a TV aberta, depois a paga e agora o streaming.
E é por aí que tem que seguir, porque nos dias atuais, um programa ou uma transmissão qualquer tem várias vias de recepção, entre aparelho de TV, tela do celular, tablet e companhia bela.
Mesmo com os avanços, e todos da maior importância, o que se espera é que a aferição dos números, cada vez mais, se aproxime da absoluta exatidão.