Tribuna Ribeirão
Região

Sertãozinho – Hemonúcleo tem déficit de todos os tipos de Rh

GH COMUNICAÇÃO

O aumento no número de novos casos de covid-19 fez despencar as doações de sangue em serviços de hemo­terapia por todo o país. Isso porque, após receber um teste positivo para o coronavírus, o voluntário precisa aguardar 30 dias a partir da cura dos sinto­mas para poder doar sangue.

Pessoas que estiveram em contato com indivíduos doen­tes, mesmo que não apresen­tem sintomas, também preci­sam seguir a mesma regra. O fato é que na última semana, a situação dos estoques de he­mocomponentes do Banco de Sangue de Sertãozinho se agra­vou ainda mais.

“Estamos com uma baixa de 50% no número de doa­dores para este período do ano. Além disso, cerca de 20% dos voluntários que têm comparecido estão inaptos para doação, porque tiveram sintomas gripais há menos de 30 dias”, sinaliza a diretora do Banco de Sangue, doutora Cássia Pacca.

A situação que mais pre­ocupa a direção do Banco de Sangue, neste momen­to, é o estoque de plaquetas. “Há pacientes que fazem uso constante de plaquetas. De­pendendo do peso e da espe­cificidade do tratamento, um paciente, sozinho, pode usar até dez bolsas de plaquetas de uma vez ou mais”, diz.

“Além disso, este hemo­componente só tem validade de cinco dias. Daí a nossa ur­gência em conseguir com que as pessoas que estejam com boa saúde, nos procurem para doar sangue”, alerta a direto­ra. É importante destacar que a doação de sangue é segura e segue todos os protocolos pre­ventivos à covid-19.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter idade entre 16 e 69 anos. Me­nores só podem doar na pre­sença dos pais ou de um res­ponsável legal. Quem vai doar sangue pela primeira vez deve ter até 61 anos de idade. Quem teve covid-19 precisa aguardar 30 dias da cura dos sintomas para realizar a doação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice está abaixo de 2%.

Para agendar seu horário, basta que o doador entre em contato pelo WhatsApp (16) 98169-0001. No dia da doação, é preciso comparecer ao Ban­co de Sangue de Sertãozinho e apresentar documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre ou­tros –, que também é aceito em formato digital.

O horário de funcionamen­to é de segunda a sexta-feira, das sete às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados, das sete às 13 horas. O Banco de Sangue de Sertãozinho fica à rua Epitácio Pessoa nº 1.401, Centro. Dúvidas sobre a do­ação podem ser esclarecidas no site (bssdoesangue.com. br) ou nas redes sociais da instituição (Facebook e Ins­tagram – @bssdoesangue).

Postagens relacionadas

Concessionária realiza ação com caminhoneiros

Luque

Polícia indicia autor de homicídio em Luiz Antônio

Luque

Mais de R$ 300 mil em mercadorias foram apreendidas em RP

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com