O Banco de Sangue de Sertãozinho, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, alerta doadores em potencial para a necessidade urgente de doações dos tipos sanguíneos O e A positivos. Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter idade entre 16 e 69 anos.
Menores só podem doar na presença dos pais ou de um responsável legal. Quem vai doar sangue pela primeira vez deve ter até 61 anos de idade. Quem teve covid-19 precisa aguardar 30 dias da cura dos sintomas para realizar a doação.
Quem recebeu as vacinas contra a gripe ou a Coronavac, contra o coronavírus, necessita aguardar 48 horas para realizar a doação de sangue. Já aquelas pessoas que se imunizaram contra o coronavírus com as vacinas Oxford/ Astrazeneca, Pfizer ou Janssen devem aguardar um período de sete dias.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice está abaixo de 2%.
Para agendar seu horário, basta que o doador entre em contato pelo WhatsApp (16) 98169-0001. No dia da doação, é preciso comparecer ao Banco de Sangue de Sertãozinho e apresentar documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, que também é aceito em formato digital.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das sete às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados, das sete às 13 horas. O Banco de Sangue de Sertãozinho fica à rua Epitácio Pessoa nº 1.401, Centro. Dúvidas sobre a doação podem ser esclarecidas no site (bssdoesangue.com. br) ou nas redes sociais da instituição (Facebook e Instagram – @bssdoesangue).