A Prefeitura de Serrana anunciou, por meio das redes sociais, que a partir de 1º de março uma nova empresa será contratada para realizar a coleta de lixo na cidade. Na postagem publicada no Instagram, a administração municipal afirmou que a decisão foi motivada por problemas recorrentes na coleta pela atual empresa. Destacou ainda que todas as medidas administrativas possíveis já haviam sido tomadas para tentar resolver a situação.
O Tribuna Ribeirão procurou a prefeitura para detalhar os problemas e esclarecer como será feita a nova licitação, mas o governo municipal afirmou que não irá se manifestar além do que foi divulgado no comunicado.
Serrana tem cerca de 45 mil habitantes, e a coleta de lixo domiciliar é realizada pela Sociedade Empresarial de Coleta e Tratamento de Resíduos Ltda. (Seleta). De acordo com apuração da reportagem no Portal da Prefeitura de Serrana, em 2020 a Seleta venceu o Pregão Eletrônico 36/2020 para prestação do serviço por 12 meses, pelo valor de R$ 2.520.000,00. Desde então, o contrato tem sido aditado, totalizando oito aditamentos. A reportagem também tentou contato com a assessoria da Seleta e aguarda retorno. Caso haja resposta, o texto será atualizado.