Tribuna Ribeirão
Cultura

Série da Osrp terá grandes óperas

ALEXANDRE DE AZEVEDO/ARQUIVO

A Orquestra Sinfônica de Ri­beirão Preto voltará ao palco do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico, para apresentar mais uma edição da série Concertos Internacionais, ainda em formato online. O espe­táculo “Grandes temas de ópera” está marcado para 14 de agosto, se­gundo sábado do mês, às 19 horas.

Traz um programa especial de árias de ópera de composito­res consagrados, com participa­ção das solistas Tamara Pereira e Carla Barreto (sopranos) e Cristi­na Modé (mezzo-soprano). “Em paralelo ao já consagrado concer­to ‘Três Tenores’, nosso programa leva ao palco do Pedro II três das mais importantes cantoras de Ribeirão Preto e região”, diz O maestro titular Reginaldo Nasci­mento, que vai reger o concerto.

“Com carreiras sólidas, elas darão vida às mais belas páginas do repertório para soprano e me­zzo-soprano”, comenta o maestro sobre Tamara Pereira, Carla Bar­reto e Cristina Modé. O público poderá acompanhar o espetáculo pelos canais da Orquestra Sinfô­nica e da Fundação Dom Pedro II no YouTube. O evento é uma rea­lização do Ministério do Turismo (MTur), Associação Musical de Ribeirão Preto – mantenedora da Osrp – e Theatro Pedro II.

No programa estão obras de Ludwig van Beerthoven (1770- 1827), Ennio Morricone (1928- 2020), Georges Bizet (1838-1875) Antonio Vivaldi (1678-1741), Giacomo Puccini (1858-1924), Camille Saint-Saens (1835-1921), Wolfgang Amadeus Mozart (1756- 1791), Léo Delibes (1836-1891), Giuseppe Verdi (1813-1901), An­tonín Dvorak (1841-1904) e Jac­ques Offenbach (1819-1880).

A Orquestra Sinfônica
Quase 40 mil pessoas assis­tiram aos concertos e apresen­tações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em 2019. Em 2020 a Osrp fez apenas apresen­tações virtuais, sem a presença de público, por causa da pandemia de coronavírus.

No ano anterior foram 71 apresentações, entre concertos ou óperas, além de recitais de grupos de cordas ou metais em teatros, igrejas, escolas e eventos. No to­tal, 37.994 espectadores testemu­nharam os espetáculos, a maioria sob a regência do maestro titular Reginaldo Nascimento.

A Orquestra Sinfônica tem cerca de 40 músicos e é mantida pela Associação Musical de Ri­beirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados como Max Bartsch. Fez sua primeira apre­sentação em 1938.

Desde então, a Osrp funcio­na de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes pro­jetos que difundem a música eru­dita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.

Já são mais de 1.400 concer­tos oficiais em âmbito nacional e internacional.

A Osrp desenvolve importan­tes projetos que difundem a mú­sica erudita, além de contar com uma escola de canto coral com 120 alunos e três coros – Coro de Câ­mara, Coro Lírico e Coro Juvenil.

Em, 15 de maio, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto abriu a temporada 2021 da série Concer­tos Internacionais, com a execução das obras “Concerto para piano nº 1 em dó maior” e a “Sinfonia nº 1 em dó maior”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e partici­pação do pianista Carlos Vogt. No mesmo final de semana retomou a série Juventude tem Concerto.

Postagens relacionadas

Filme polêmico dá início a Ecofalante

Redação 1

Pedro II recebe tributo a Bocelli

William Teodoro

Marco Luque traz ‘Dilatados’ a RP

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com