A Série C, uma das principais competições que o Botafogo vai disputar em 2022, tem um novo formato. Em reunião virtual realizada na semana passada, clubes e CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiram aplicar um novo modelo de disputa na competição.
Os presidentes das 20 equipes participantes puderam votar e assim decidir democraticamente como seria o campeonato na temporada de 2022.
A primeira fase da Série C terá um turno único. Os 20 clubes se enfrentam e os oito melhores avançam para a segunda fase. Nesta, eles serão divididos em dois grupos, com quatro times cada, para confrontos de ida e volta dentro de cada chave. Os dois melhores de cada quadrangular garantem vaga na Série B de 2023, e os líderes de cada grupo avançam para disputar o título na final, em duelo de ida e volta. Essa dinâmica na segunda fase segue igual.
Ao todo, serão 216 partidas, com 27 datas para a disputa da Série C. O campeonato tem início previsto para o dia 9 de abril e término para o dia 9 de outubro. A tabela será divulgada posteriormente pela Diretoria de Competições da CBF.
Formato anterior
Saem os dois grupos com 10 times na primeira fase, e entra um turno único, com todos jogando contra todos, e os oito primeiros colocados avançando para uma segunda fase. Os 10 melhores ranqueados do torneio jogarão 10 jogos em casa e nove fora, enquanto o restante fará 10 partidas fora e nove em seus domínios.
Disputa acirrada
A mudança da fórmula de disputa foi concretizada após uma votação acirrada. Doze clubes votaram a favor das 19 rodadas na primeira fase. Já oito clubes, todos do Nordeste, foram contra a mudança, pois queriam o torneio no mesmo molde dos últimos anos na primeira fase, com dois grupos regionalizados de 10 equipes.
O Botafogo foi uma das equipes que votaram a favor do novo modelo de disputa. Segundo pessoas ligadas ao clube, existe o entendimento de que o formato é mais justo e competitivo. O aumento do número de datas também é um atrativo para as equipes, que terão um calendário mais robusto na temporada de 2022.
Inscrições
Além do novo formato, a reunião deliberou sobre outras normas a respeito da realização da Série C em 2023. Ficou definido que todo clube terá que ter um mínimo de 35 atletas inscritos na data de início da competição (9 de abril), e que poderão inscrever um total de 50 atletas até o dia 4 de agosto. Esta lista poderá ter oito substituições até o dia 27 de agosto. A decisão ampliou o número de atletas em relação ao ano passado, quando cada clube só podia inscrever 40 atletas.
Cotas e premiações
Ao fim do conselho técnico, o Presidente Ednaldo Rodrigues anunciou aos clubes os valores destinados a cada um pela participação na Série C. A CBF disponibilizará auxílio financeiro de 250 mil reais para cada clube da competição, totalizando um aporte de 5 milhões de reais. Haverá também uma premiação de 1 milhão de reais a ser dividida entre os quatro primeiros colocados, além de dois veículos da FIAT, patrocinadora da CBF, para o campeão e o vice-campeão da Série C.