O Botafogo entra em campo neste sábado (11) contra o Tombense, às 17 horas, em Tombos-MG, para garantir a vice-liderança do Grupo B ou até mesmo encerrar a fase de classificação em primeiro lugar. Para isso precisa vencer e torcer por um empate entre o Operário e a Luverdense, em Carmo do Rio Verde-MT. Assim, o Tricolor iria a 37 pontos contra 35 do líder atual. Se empatar, o time de Léo Conde garante o segundo lugar. Se perder e o Cuiabá-MT bater o Bragantino, o Pantera ficará com a terceira colocação.
Os dois primeiros colocados das chaves A e B conquistam o direito de decidir em casa o mata-mata que dará acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O último acesso da C para a B do Fogão foi em 1996, quando superou o Vila Nova (GO). Para o técnico Condé, o time atingiu o estágio planejado para a competição e pronto para encarar a fase decisiva, independente do resultado deste sábado em Minas Gerais. “O período de testes está finalizado e nosso foco é o acesso”, afirma.
O Pantera não terá diante do Tombense o lateral-esquerdo Peri, que se recupera de lesão e o meia Yuri, que será poupado.
Se terminar a fase de grupos em primeiro lugar, o Botafogo poderá enfrentar o Botafogo da Paraíba, atual quarto colocado no Grupo A, ou o Santa Cruz, dependendo dos resultados do outro grupo. Botafogo-PB e Santa Cruz têm o mesmo número de pontos, 25, e o time paraibano ia pegar o Juazeirense, ameaçado de rebaixamento. O Santa Cruz enfrenta o já rebaixado Salgueiro, no Arruda. Outra hipótese é a de que o Atlético Acreano não passe pelo ABC, em Natal, e fique em quarto lugar, tornando-se assim o adversário do Pantera.
Se for o vice-líder, o time de Condé poderá ter pela frente, o Botafogo-PB, o Santa Cruz ou o Atlético Acreano.
Os jogos do Grupo A acontecem às 17h30, enquanto os do A estão marcados para às 19h30. A partida será transmitida pela TV Botafogo.