O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, poderá se tornar cidadão ribeirão-pretano. Um projeto de decreto legislativo que propõe a honraria foi protocolado na última quinta-feira, 27 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto.
De autoria de Renato Zucoloto (Progressistas), a justificativa do projeto afirma que o Moro tem prestado relevantes serviços à sociedade brasileira no seu incansável combate à corrupção, “seja como juiz, seja agora como ministro de Estado”, destaca parte do texto. Ao lado do procurador Deltan Dallagnol, foi o principal protagonista da Operação Lava Jato.
A justificativa cita ainda que, enquanto juiz federal da 13º Vara Criminal Federal de Curitiba, no Paraná, ele foi responsável por casos como o escândalo do Banestado e a Operação Farol da Colina, além de ter se notabilizado internacionalmente pelo trabalho realizado na Operação Lava Jato. Agora o projeto seguirá para a Secretaria Legislativa e depois para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Se receber parecer favorável será votado em plenário. Ainda não há data prevista para isso acontecer.
Apesar de ser muito querido pela maioria da população, Moro foi muito criticado pela ala de oposição (esquerda) por ter aceitado o convite de Jair Bolsonaro para integrar seu gabinete e pelo vazamento de conversas com procuradores da Lava Jato, divulgadas pelo site The Intercept Brasil com base em material hackeado. Afinal, à mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta.