Tribuna Ribeirão
Geral

Senado aprova PL que cria vale-gás

© Reuters/Caetano Barreira/direitos reservados

O Senado aprovou, nesta terça-feira, 19 de outubro, a criação de um vale-gás para bancar metade do preço do gás de cozinha a famílias de baixa renda por cinco anos. De acordo com a proposta, quem estiver inscrito nos programas sociais do governo terá direito a um subsídio de no mínimo 50% do valor do botijão de 13 quilos e a diferença será banca­da pelo governo federal.

A proposta havia sido apro­vada na Câmara e dependerá agora de uma nova votação entre os deputados, pois houve mudanças. De qualquer forma, a criação do vale-gás só entrará em vigor se houver sanção do presidente Jair Bolsonaro e uma regulamentação do governo federal. O governo se absteve e não fez nenhuma orientação durante a votação. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foi o único que votou contra.

A medida foi negociada no Congresso para oferecer um auxílio às famílias de baixa ren­da atingidas pela pandemia de covid-19 e pela alta nos preços do gás de cozinha. A estimati­va é que o programa tenha um custo entre R$ 4 bilhões e R$ 6 bilhões por ano, considerando os valores cobrados atualmen­te. O programa foi batizado de “Gás dos Brasileiros”.

O parecer do senador Mar­celo Castro (MDB-PI) estipu­la que a despesa será bancada com recursos de dividendos pagos pela Petrobras à União, do bônus de assinatura e das receitas da União na comercia­lização e royalties do petróleo, blindando os valores pagos a estados e municípios. O pro­jeto permite ainda a utilização de outros recursos orçamentá­rios, sem especificação.

Apesar da fonte de cus­teio, medida exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o projeto não estabe­lece redução de outras des­pesas e pode comprometer o teto de gastos, que limita o crescimento de gastos à infla­ção do ano anterior indepen­dentemente da arrecadação, a partir do ano que vem.

Postagens relacionadas

Maria de Jesus Condeixa – Viaduto recebe vigas de 56 toneladas cada

Redação 1

Decreto do Uber não vai à votação

Redação 1

Você não está só

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com