Para garantir direitos iguais para todos que se candidatarem pelo partido, o presidente do diretório municipal do Avante em Ribeirão Preto, Eliel Araujo, afirma que não terá na disputa nenhum vereador em busca da reeleição. “Assim garantiremos direitos iguais para todos os concorrentes”, diz. Vale lembrar que Ribeirão Preto não tem atualmente nenhum vereador filiado a legenda.
Em entrevista ao Tribuna, ele afirmou ainda que a legenda lançará candidato próprio para prefeito nas eleições municipais do próximo ano. E que o pré-candidato escolhido é o coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Luís Henrique Usai, atualmente advogado e professor de Direito.
Tribuna Ribeirão – O que levou a legenda a lançar candidatos a prefeito na cidade?
Eliel Araujo – O natural, legal e legítimo interesse do Partido Avante em obter o acesso à administração pública municipal, visando à realização de uma gestão com excelência de qualidade.
Já existe o nome de um pré-candidato a prefeito escolhido?
Eliel Araujo – Sim. O coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Luís Henrique Usai, atualmente advogado e professor de direito.
O partido vai lançar chapa completa para vereadores?
Eliel Araujo – Sim. Haverá chapa completa. Queremos ocupar várias das vinte e duas cadeiras da edilidade na próxima Legislatura.
Quantos filiados o Avante possui em Ribeirão Preto?
Eliel Araujo – Atualmente temos 118 filiados. E na relação de outubro de 2019 haverá mais 52, total de 170. Estamos primando pela qualidade dos filiados e não pela quantidade deles.
Ideologicamente o que o Avante tem de diferente das outras legendas?
Eliel Araujo – O Avante é um partido disruptivo em relação aos partidos tradicionais, sintonizado com a contemporaneidade e representa um chamamento à mobilização e à maior participação política da sociedade. Nosso objetivo é a construção de um país economicamente sustentável e socialmente justo, por meio do diálogo e da democracia concreta e diuturna.
Em sua avaliação quais são os principais problemas de Ribeirão Preto?
Eliel Araujo – Temos vários problemas. Na Educação a cidade possui escolas municipais sem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), falta de creches e pré-escolas para o atendimento de toda demanda da população. Na Saúde existe falta de médicos e muitas filas nos atendimentos dos postos e unidades básicas e ausência de investimento na medicina preventiva como o Programa Saúde da Família. Na Infraestrutura a cidade está com o asfalto com excesso de buracos, entulhos, galhos, móveis descartados nas calçadas, animais mortos e animais vivos em trânsito que deveriam ser recolhidos.
Como o senhor analisa a atual administração Municipal?
Eliel Araujo – O atual governo possui no primeiro escalão – cargos em comissão e secretários municipais – pessoas renomadas, mas infelizmente não são moradores em Ribeirão Preto, faltou o primeiro e principal requisito para uma gestão de excelência de qualidade, qual seja, o princípio do pertencimento. Como alguns secretários mais próximos ao prefeito não residem nesta urbe, não possuem o sentimento de integração em gênero, número e grau com os ribeirão-pretanos, limitando-se a realizar práticas administrativas nos gabinetes e sem interação com a população.
No que a atual Administração Municipal acertou?
Eliel Araujo – Na implementação de cursos de capacitação promovidos pela Secretaria de Assistência Social, na implantação da saúde digital e na criação do Portal da Transparência.
E no que ela não acertou?
Eliel Araujo – No financiamento desnecessário e inoportuno de R$ 600 milhões para canteiros de obras nas vias públicas, haja vista que não são obras primordiais. Elas são até significativas, mas não neste momento, o que demonstra a maquiagem que está sendo feita em obras nos cruzamentos e avenidas. Isso em detrimento de investimentos nas necessidades básicas de saúde, educação, transporte, assistência social e apoio às atividades de segurança pública. Cito como exemplo, a não ampliação do vídeo monitoramento com câmeras o que auxiliaria muito o trabalho das polícias locais. O governo não fez reparos nos prédios das escolas, não contratou mais profissionais para a área de saúde, entre outros erros. Na verdade o governo não cumpriu nem o que propôs em seu Plano de Governo.
Que avaliação o senhor faz da atual Câmara?
Eliel Araujo – A Câmara Municipal de Ribeirão Preto tem cumprido seu papel constitucional, ou seja, discutindo, aprovando projetos que atendam aos interesses dos munícipes e rejeitando aqueles que são inoportunos. Avaliação positiva, mas há premente necessidade de se ampliar a transparência na prestação de contas das verbas públicas utilizadas, cumprindo-se os ditames da Lei 12.527/11- Lei de Acesso à Informação.