A divisão do conhecimento em três grandes áreas será tema de um encontro que pretende questionar tal separação e propor um novo formato para ser utilizado nas universidades brasileiras. O seminário “(Re)discussão sobre as grandes áreas do conhecimento” acontece nesta sexta-feira, 13 de abril, às 14 horas, na Sala Alfredo Bosi, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), campus da capital paulista, com transmissão ao vivo pelo site do IEA.
Para o organizador do evento, o músico e professor Rubens Russomanno Ricciardi, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), a divisão cristalizada do conhecimento em Ciências Exatas, Biológicas e Humanas tem levado, não raramente, a resultados acadêmicos menos fecundos que o desejado, prejudicando o planejamento e a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Além disso, acrescenta, torna ineficiente, em alguns casos, os processos de contratação e avaliação dos docentes, incluindo-se a estrutura dos cursos. O evento é gratuito, sem inscrição prévia. A Sala Alfredo Bosi fica na rua Praça do Relógio nº 109, Cidade Universitária, Zona Oeste, em São Paulo. Transmissão ao vivo pelo site www.iea.usp.br/aovivo.