Tribuna Ribeirão
Economia

Semas abre 1,5 mil vagas para cursos

FL PITON/ARQUIVO CCS

Serão abertas ma próxima segunda-feira, 15 de abril, as inscrições para cerca de 1,5 mil vagas dos vários cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria Munici­pal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Qualifi­cação Social e Profissional, nos períodos da manhã, tarde e noite. O cadastramento vai até quarta-feira, dia 17, e pode ser feito das 8h30 às 18h30, diretamente no local, na avenida Dom Pedro I nº 45, no Ipiranga, na Zona Norte.

Os cursos oferecidos são para as pessoas que desejam obter uma capacitação profissional e social, que irá proporcionar a geração de renda e evitar a exclusão social. No Centro de Qualificação, o interessado pode escolher entre bordados, cuidador de idosos, jardinagem e paisagis­mo, informática básica, cursos na área de gastronomia (culinária básica, panificação e conservas), beleza (depilação, corte de cabelo e penteado, manicure e pedicure, estética facial e corporal, design de sobrancelhas), corte e costura, crochê, hotelaria e artesanato.

Segundo Carlos César Gomes Sturari, responsável pelo Centro de Qualificação Social e Profissio­nal, os cursos de corte e costura e de beleza são o carro-chefe do programa. “Normalmente, no primeiro dia já se esgotam as 80 vagas oferecidas para o curso de corte e costura. O curso tem três módulos, cada um com dez se­manas de duração. Em três meses a pessoa já sai com o certificado na mão”, explica. O curso de beleza (depilação, corte de cabelo e penteado, manicure e pedicure, estética facial e corporal e design de sobrancelhas) também está entre os mais procurados pela população. No total, serão 430 vagas disponíveis.

O de cuidador de idosos, que tem 50 vagas disponíveis, também está em alta. O profissional pode trabalhar em clínicas e residências particulares, desde que tenha o certificado para o exercício da fun­ção. Todos os cursos oferecidos pelo Centro de Qualificação Social e Profissional têm muita procura. “Ano passado, apenas no primeiro dia, foram preenchidas 1.300 vagas”, ressalta Sturari.

A idade mínima exigida é de 17 anos e os documentos são comprovante de residência e Registro Geral (o RG, a cédula de identidade). As vagas são apenas para moradores de Ribeirão Preto. Os cursos têm duração de três meses com carga horária de 40 e 80 horas e são totalmente gratui­tos e o participante receberá um certificado de conclusão. O início das aulas dos cursos está previsto para o dia 22 de abril. Quem quiser mais informações pode ligar para (16) 3630-0401 ou 3630-2994.

Locais – Os locais de realiza­ção dos cursos são o Centro de Qualificação Social e Profissio­nal, Centro Comunitário Valen­tina Figueiredo, Centro Cultural Campos Elíseos, CEU das Artes, no Ribeirão Verde, Cras-5, no Jardim Marchesi (curso de pa­nificação) e Vila Tecnológica, no Jardim Alexandre Balbo.

Este ano, para melhor receber os alunos do curso de artesanato, as aulas serão na Vila Tecnológi­ca. “A Semas cedeu um espaço naquele local. Inicialmente eram ofertadas oito vagas por turno no Centro de Qualificação. Com a adequação será possível acomo­dar melhor a turma, que terá 15 vagas disponíveis”, finaliza Sturari.
Inscrições para cursos gratuitos
Vagas: 1.500
Período: de 15 a 17 de abril
Horário: das 8h30 às 18h30
Local: Centro de Qualificação Social e Profissional
Endereço: avenida Dom Pedro I nº 45 (Ipiranga)

Postagens relacionadas

Entregadores do iFood reclamam pagamento

Redação 1

SP perde mais de 300 mil empregos

Redação 1

Vendas do comércio sobem 2% em julho

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com