O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo por causa de temporais na Região Sudeste, incluindo a região de Ribeirão Preto. As pancadas de chuva devem ocorrer durante a semana, mas o volume estimado pelo Climatempo prevê apenas 65 milímetros entre esta terça-feira, 20 de fevereiro, e domingo (25).
O quadro pode mudar de um dia para outro – os dados são alterados a todo momento. As chuvas são resultado de um sistema chamado “cavado”, no Sul do país, e da formação da tempestade tropical Akará, no litoral de Santa Catarina, que elevam a umidade na região de Ribeirão Preto.
A tempestade tropical Akará – que em tupi significa uma espécie de peixe –pode virar furacão, segundo a Marinha do Brasil. Trata-se de um fenômeno atípico, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, mas que só representa risco para a navegação em alto-mar.
Na tarde domingo (18), a forte chuva causou transtornos em Ribeirão Preto. Foram registrados vários pontos de alagamento na cidade. Na Favela da locomotiva, comunidade na região do Jardim Aeroporto, na Zona Norte, ruas ficaram alagadas e casas foram invadidas pela água. Em alguns locais o nível chegou a subir um metro e meio.
Ventou forte e choveu granizo em alguns bairros. As chuvas desta semana podem chegar acompanhadas de rajadas de vento, potencializando os riscos de queda de árvores e alagamentos. Há possibilidade de temporais isolados – apenas em uma região da cidade.
Para esta segunda-feira (19) eram esperados doze milímetros de chuva, mas o volume foi maior: 30 mm. Apesar de o Sol ter aparecido no período da manhã, veio mais água na hora do almoço, por volta de 12 horas. A chuva continuou à tarde. A temperatura oscilou entre 19 graus Celsius e 29ºC.
Conforme o Inmet, se surpreendidas nas ruas por fortes rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Se for necessário parar os veículos, motoristas também devem evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoor). A Defesa Civil de Ribeirão Pret
o monitora o município, com patrulhamento preventivo.
Em casa, é recomendável desligar aparelhos elétricos, tirando os plugues da tomada. Ajuda ou orientações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193). O calorão deu uma trégua nos últimos dias, com clima mais agradável. Até quarta-feira (21), a temperatura não deve passar de 30 graus, segundo o Climatempo.
A partir de quinta-feira (22) volta a esquentar, com máxima prevista de 33ºC no sábado (24) e no domingo. A umidade relativa do ar deve permanecer acima de 30%. O mínimo ideal é de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade relativa do ar abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
Para esta terça-feira (21) são esperados 20 milímetros de chuva. Os termômetros devem marcar entre 22ºC e 27 graus e a umidade entre 42% e 96% durante todo o período. Na quarta-feira (21), a temperatura deve oscilar entre 21ºC e 29ºC, com a umidade entre 35% e 98%. São esperados 15 mm de chuva.
Para quinta-feira (22), a previsão é de 20 milímetros de chuva. A temperatura mínima será de 20ºC e a máxima, de 31ºC. A umidade varia de 32% a 93%. Na sexta-feira (23), os termômetros devem marcar entre 21ºC e 33 graus. A umidade relativa do ar fica entre 35% e 88%. São esperados dez mm de chuva.
O cenário no sábado, dia 24, é de temperatura mínima de 23ºC e máxima de 32ºC. A umidade varia de 47% a 93%, com previsão de ete milímetros chuva. No domingo (25) esquenta e os termômetros devem marcar entre 22 graus e 33Cº. A umidade fica entre 53% e 94%. Pode chover apenas um milímetro, segundo o Climatempo.
Em 18 de janeiro, a temperatura chegou a 36 graus Cesius na cidade, segundo o Climatempo, após indicar 35ºC no dia anterior, mesma marca do dia 13, terça-feira de caranaval. No início da primavera, no ano passado, os termômetros de rua chegaram a marcar 45ºC. Os dias mais quentes foram 26 de setembro e 14 de novembro, quando a temperatura subiu para 41 graus. A sensação térmica chegou a 43ºC.