A previsão do tempo para Ribeirão Preto desta semana é de chuva, com possibilidade de temporais. O alerta amarelo da Defesa Civil do Estado e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi mantido para a região. Segundo o Climatempo, são esperados 68 milímetros entre esta terça-feira (10) sexta-feira, 13 de outubro.
A frente fria deve deixar a região no final de semana. Não há previsão de chuva para sábado (14) e domingo (15) e nos dias seguintes deve chover apenas de forma isolada – são esperados três milímetros entre 16 e 22 de outubro, segundo dados online do Climatempo.
Entre sexta (6) e esta segunda-feira (9) choveu forte em Ribeirão Preto. A cidade amanheceu a sexta-feira debaixo de chuva forte, com direito a raios e trovoadas e rajadas de vento de até 46 quilômetros por hora. Choveu cerca de 35 milímetros durante duas horas no período da manhã, bem acima dos 15 mm previstos.
Em alguns bairros beirou os 50 mm. O temporal provocou enxurradas, alagamentos e queda de árvores. Na noite de domingo (9) e até a madrugada desta segunda-feira também teve temporal. Ontem, de acordo com os institutos de meteorologia, voltou a chover 35 mm na cidade. O ribeirão-pretano deve manter guarda-chuva, sombrinha e capa fora do armário.
No entanto, pode manter agasalho, cachecol, gorro, luva, meia de lã, cobertor e edredom. De madrugada e no início da manhã a temperatura deve cair, mas sem congelar. Apesar da chuvarada, deve seguir na casa de 30 graus Celsius nas tardes ribeirão-pretanas.
A umidade relativa do ar sobe. O mínimo ideal de 60%, segundo o Climatempo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta.
Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência. Nesta segunda-feira (9), os termômetros marcaram entre 21ºC e 29ºC, com umidade entre 42% e 89%. Eram esperados 35 milímetros de chuva. Nesta terça-feira (10), a temperatura fica entre 18ºC e 33ºC e a umidade entre 35% e 87%, com possibilidade de 15 mm de chuva.
Na quarta-feira (11), os termômetros devem marcar entre 19ºC e 35ºC, com umidade entre 25% e 78% e oito mm de chuva. Na quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, a expectativa é de chuva intensa e temporal. São esperados 25 milímetros. A temperatura mínima será de 21ºC e a máxima, de 31ºC. A umidade varia de 21% a 51%.
Na sexta-feira (13), os termômetros também devem marcar entre 20ºC e 29 graus. A umidade relativa do ar fica entre 30% e 67%, dependendo do período de chuva. São esperados 20 mm. O cenário muda no sábado, 14 de outubro, com temperatura mínima de 19ºC e máxima de 32ºC. A umidade varia de 28% a 74%, sem possibilidade de chuva.
No domingo (15), os termômetros também devem marcar entre 19 graus e 32Cº. Não há previsão de chuva e a umidade fica entre 29% e 79%. Ribeirão Preto registrou novo recorde de temperatura na tarde de 26 de setembro: 41 graus Celsius.
Ao Sol, porém, a sensação térmica passou de 45ºC. Termômetros espalhados pelas vias da cidade indicavam 42ºC. Na madrugada do dia 16 de maio, a cidade bateu o recorde de frio do ano, com temperatura entre 9º e 10ºC e sensação térmica de 8º e 7ºC na área urbana.