O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo não emitiram novo alerta de temporais para a região de Ribeirão Preto, mas ainda podem ocorrer tempestades neste início de semana. Há risco de rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora, potencializando os riscos de queda de árvores e alagamentos.
Porém, essa chuva forte pode ser isolada, registrada em alguns pontos da cidade e em outros, não. Na quinta-feira (18), a Defesa Civil enviou alerta sobre a possibilidade de um alto volume de chuva para o final de semana, de aproximadamente 60 milímetros. Em Ribeirão Preto, choveu 30 mm na sexta-feira (19).
O mesmo aviso foi enviado para Barretos e Franca. Já para as regiões de São Carlos e Araraquara, a previsão era de até 70 mm. Conforme o Inmet, se surpreendidas nas ruas por fortes rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores.
Se for necessário parar os veículos, motoristas também devem evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoor). Em casa, é recomendável desligar aparelhos elétricos, tirando os plugues da tomada.
Ajuda ou orientações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193). O calorão deve dar uma trégua após o sistema pré-frontal que antecede a chegada de frentes frias. A temperatura deve recuar nesta semana, ficando abaixo de 30 graus Celsius.
A Defesa Civil de Ribeirão Preto monitora o município, com patrulhamento preventivo. Na quinta-feira (18), a temperatura chegou a 36 graus Cesius na cidade, segundo o Climatempo, após indicar 35ºC no dia anterior. No início da primavera, no ano passado, os termômetros de rua chegaram a marcar 45ºC.
Os dias mais quentes foram 26 de setembro e 14 de novembro, quando a temperatura subiu para 41 graus. A sensação térmica chegou a 43ºC. Segundo o Climatempo, são esperados 50 milímetros de chuva entre esta terça (23) e sexta-feira (26), mas o quadro pode mudar de um dia para outro – os dados são alterados a todo momento.
O pico está previsto para hoje, quando são esperados 25 mm. A expectativa é que a umidade relativa do ar oscile fique entre 47% e 96% nas tardes ribeirão-pretanas. O mínimo ideal é de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade relativa do ar abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta.
Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência. Nesta terça-feira (23) há possibilidade de 25 milímetros de chuva, com os termômetros marcando entre 19ºC e 26ºC – bem abaixo dos 35 graus da semana passada – e a umidade entre 50% e 86% durante todo o período.
Na quarta-feira (24), os termômetros devem marcar entre 18ºC e 27ºC, com a umidade entre 85% e 91%. São esperados dez mm de chuva. Para quinta-feira (25) a previsão também é de dez milímetros de chuva. A temperatura mínima será de 18ºC e a máxima, de 26ºC. A umidade varia de 81% a 96%. Na sexta-feira (26), os termômetros devem marcar entre 18ºC e 28 graus.
A umidade relativa do ar fica entre 69% e 92%. São esperados cinco mm de chuva. O cenário no sábado, dia 27, é de temperatura mínima de 20ºC e máxima de 30ºC. A umidade varia de 65% a 93%, sem previsão de chuva. No domingo (28), os termômetros devem marcar entre 18 graus e 31Cº. A umidade fica entre 47% e 94%. Não há previsão de chuva.