O ronco dos motores anuncia: “Velozes e Furiosos – Hobbs & Shaw”, com direção de David Leitch, chega às salas de cinema de todo o Brasil nesta quinta-feira, 1º de agosto, sem Vin Diesel (Dominic Toretto), Michelle Rodrigues (Letty Ortiz), Tyrese Gibson (Roman Pearce), Ludacris (Tej Parker), Kurt Russel (Senhor Ninguém), Luke Evans (Owen Shaw), Scott Eastwood (Ninguenzinho) e Sean Boswell (Lucas Black) – e, claro, sem Paul Wlaker (Brian O’Conner), que faleceu em novembro de 2013 vítima de acidente automobilístico. Ou seja, o núcleo “the family” de Toretto não tem representantes no filme.
Em compensação, conta com Dwayne Johnson (Luke Hobbs), Jason Statham (Deckard Shaw), Idris Elba (Brixton), Vanessa Kirby (Hattie), Helen Mirren (Magdalene Shaw), Eddie Marsan (Andreiko), Eiza Gonzalez (Madam M) e Cliff Curtis (Jonah). Nesta quinta-feira, o filme estreia também nas salas de cinema de Ribeirão Preto – estará em cartaz nas redes UCI (RibeirãoShopping), Cinemark (Novo Shopping) e Cinépolis (Shopping Santa Úrsula e Shopping Iguatemi).
Desde que se conheceram, em “Velozes e Furiosos 7 “, Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham) constantemente bateram de frente, não só por inicialmente estarem em lados opostos mas, especialmente, pela personalidade de cada um. Agora, a dupla precisa unir forças para enfrentar Brixton (Idris Elba), um anarquista alterado geneticamente que se tornou uma ameaça biológica global – toma o controle de uma arma biológica perigosa, que pode alterar a humanidade para sempre. Para tanto, eles contam com a ajuda de Hattie (Vanessa Kirby), irmã de Shaw, que é também agente do MI6, o serviço secreto britânico.
Em resumo: o filme trata de dois caras que não querem estar no mesmo ambiente, mas têm que colocar suas diferenças de lado pelo bem maior de salvar o mundo. A química entre Dwayne Johnson e Jason Statham nas gravações de “Velozes & furiosos 8” chamou a atenção dos produtores e foi então que surgiu a possibilidade de criar um spin-off da franquia de carros.
Depois que “Velozes e furiosos – Hobbs & Shaw” foi oficializado, Michelle Rodriguez e Tyrese Gibson se pronunciaram contra o filme dizendo que isso prejudicaria a “família Velozes e Furiosos”. Este é o primeiro capítulo de “Velozes e furiosos” a ser fotografado com lentes anamórficas, diferentemente dos oito filmes anteriores, rodados com lentes no formato Super 35 em película e digital.
No filme, Idris Elba usou para descrever seu personagem a expressão “super-homem negro”. Elba foi cotado para o papel do agente 007, podendo ser o primeiro ator negro interpretar o personagem James Bond. Assim como o vilão de “Homem-Aranha 2”, seus poderes são derivados de uma manipulação cibernética em sua medula espinhal e sistema nervoso central. Muitas pessoas chamaram o personagem de Elba de “Doutor Octopus” após o primeiro trailer.
Helen Mirren repete seu papel de “Velozes e Furiosos 8 – O Destino dos Furiosos” (2017) como a mãe de Shaw. Um recado do diretor David Leitch aos fãs: estão mantidas as sequências com carros e ação. E só tem carrão, modelos que vão de superesportivos europeus a caminhões. A história se passa dois anos após o final de “Velozes E Furiosos 8”. A franquia já arrecadou mais de US$ 5 bilhões em todo o mundo. Uma das músicas da trilha (numa sequência de perseguição) é uma canção composta por Idris Elba em seu iPad durante a filmagem (“fui DJ a vida toda”).
“Velozes e Furiosos – Hobbs & Shaw” não é considerado o nono filme da franquia, que deve estrear em abril de 2020. Com direção de Justin Lin, terá a volta da Família Toretto – Vin Diesel, Michelle Rodrigues, Jordana Brewster (Mia) e Sean Boswell, além das estreias de John Cena, Finn Cole, Anna Sawai e Vinnie Bennett, além de Charlize Teron, a vilã Cipher de “Velozes e Furiosos 8”, que vai retornar.