O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto ainda não tem data para ser aplicado, de acordo com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O estudo em andamento avalia as possibilidades e viabilidade de uma possível parceria.
A Secretaria do Meio Ambiente informa que a proposta de PPP do Bosque depende da aprovação do Plano de Manejo pelo Gaema – Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual e pelo Condema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Até o momento foi feita uma análise do documento, por parte do Gaema, e algumas considerações que estão sendo estudadas pelo conselho.
O Plano aprovado pelo Gaema e Condema deverá ser enviado à empresa que está fazendo o projeto da parceria. Posteriormente à conclusão do projeto, serão discutidos os próximos passos para implantação ou não da PPP.
De acordo com apuração feita pelo Tribuna, em janeiro de 2018, o conselho impetrou uma representação no Ministério Público Estadual argumentando que, por ter caráter deliberativo, teria de ser ouvido sobre a PPP proposta pelo município.
A proposta de PPP foi viabilizada pelo município por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) lançado em outubro de 2017. Na época, apenas uma empresa, a Radar PPP Ltda., se candidatou para elaborar um estudo de viabilidade de Parceria Público-Privada.
Ainda não foi definido o que poderá integrar a PPP, já que ainda é necessária uma análise técnica e jurídica. Uma das possibilidades, por exemplo, é a cobrança de ingresso dos visitantes. Caso a proposta for considerada viável e interessar a cidade passará pela análise e votação na Câmara de Vereadores.
Atualmente, o zoo possui 140 espécies de animais
Inaugurado em 1948, o Bosque possui uma área de 216 mil m², que conta com grande terreno de mata nativa, mirante, além de recintos com animais nativos e exóticos, dentre eles aves, mamíferos, répteis e peixes.
Atualmente, o zoológico possui 140 espécies de animais, sendo que os mais procurados são: elefante, leão, onça, urso, serpentes, peixes e primatas. Ao todo, o bosque conta com um plantel de 600 animais, já tendo chegado, em seu auge, em aproximadamente 1 mil animais.
Segundo dados das catracas do zoológico, que contabilizam o número de visitantes diariamente, de agosto de 2018 a julho de 2019, o Bosque Zoo Dr. Fábio Barreto recebeu 289.200 visitantes.
Durante esse período, o mês em que o Bosque mais recebeu visitas foi julho de 2019, com 40.130 pessoas. Mesmo coincidindo com o período de férias escolares e do evento “Férias no Bosque”, esses não foram os motivos para o grande fluxo. Desde o dia 19 de maio, quando o Bosque recebeu 2.443 visitantes, o número de visitas aos domingos começou a aumentar.
Natal – Assim como gostamos de ganhar presentes em datas festivas, com os animais não é diferente. Desde 2011, os bichos do Bosque recebem alguns mimos em comemoração ao Natal. A equipe comandada pela bióloga Marisa de Sousa entregou caixas com comida para os felinos, o urso Renan e os elefantes.
Para cada animal há uma caixa que contém alimentos que gostam, além de algumas frutas que eles não comem sempre, como melão e uva, além de flores. “Os quatis recebem frutas e carne, os elefantes ganham montanhas de frutas, já para os felinos, só carne e canela, que dá prazer para eles. Mas em todas as caixas colocamos fenos para esconder os presentes e eles se divertirem procurando”, comenta a bióloga.