Tribuna Ribeirão
Geral

Selos destacam a fauna brasileira

GABRIELA CABRAL REZENDE

Os Correios lançaram nesta semana três selos que home­nageiam diferentes e exóticas espécies da fauna brasileira: o mico-leão-preto, a preguiça­-de-coleira e o cupinzeiro lumi­noso. O primeiro lançamento ocorreu na segunda-feira, 23 de setembro, na cidade mineira de Teófilo Otoni, na Praça Tiraden­tes, conhecida pela população de preguiças que habita o local.

Em Manaus, o lançamento foi realizado no Instituto Na­cional de Pesquisas da Amazô­nia (Inpa) nesta terça-feira (24). Dentre as quatro espécies de micos-leões que a Mata Atlân­tica abriga, o mico-leão-preto é símbolo do estado de São Pau­lo. Com a devastação da flo­resta, esses pequenos primatas foram considerados extintos por 65 anos devido à ausência de registros na natureza. Em 1970, a espécie foi redescober­ta e, atualmente, restam cerca de 1500 indivíduos.

Observados no Brasil Cen­tral, os cupinzeiros luminosos constituem um fenômeno im­pressionante, relatado desde o século XIX. No início da esta­ção chuvosa, pontos lumino­sos surgem na superfície dos cupinzeiros: são larvas do be­souro Pyrearinnus termitillu­minans, que usam a luz esver­deada emitida por seus órgãos bioluminescentes para atrair presas. Cada cupinzeiro pode conter até cerca de 200 larvas.

Presente apenas na Mata Atlântica do Sudeste e do Nor­deste, a espécie preguiça-de­-coleira foi categorizada como vulnerável pelo declínio da sua área de ocupação e qualidade do habitat. Muito sensível à mudança climática, o animal possui hábitos solitários e ali­menta-se, preferencialmente, de folhas, flores e frutos.

As fotos que ilustram os se­los foram tiradas em ambiente natural e destacam a beleza dos dois mamíferos e as peculiari­dades do fenômeno luminoso do cupinzeiro, contrastando o forte matiz verde com o fundo escuro do anoitecer. Foram usa­das técnicas de fotografia e com­putação gráfica. As fotos são de Ary Bassous (cupinzeiro lumi­noso), Gabriela Cabral Rezende (mico-leão preto) e Fabio Lima/ Instituto Tamanduá (preguiça­-decoleira). A tiragem total é de 300 mil exemplares com valor de R$2,70 por unidade.

Série Signos do Zodíaco – Também na segunda-feira (23) os Correios colocaram em cir­culação o selo de Libra, o séti­mo da série Signos do Zodíaco. A peça apresenta o símbolo da balança, ícone libriano. Na parte superior, uma faixa de cor verde representa o elemento ar, um dos regentes da natureza que ca­racterizam a personalidade des­te signo. Duas faixas na cor cinza delimitam o espaço onde está inserido o nome e o intervalo de tempo governado por libra.

No canto inferior direito, aparece o esquema de repre­sentação de sua constelação. No instagram dos Correios o selo postal foi lançado on-line pela astróloga Celisa Beranger. A peça também será apresentada no dia 5 de outubro, durante o XXI Simpósio Nacional e XII Internacional de Astrologia, no Rio de Janeiro. A emissão tem tiragem de 240 mil exemplares com valor de R$ 1,30 por uni­dade. Todos os selos estarão dis­poníveis nas principais agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.

Postagens relacionadas

Jornal Tribuna se despede do colaborador Paulo Sérgio Porfírio

Redação 2

Abrasce adia cobrança de aluguel em shoppings

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com