Tribuna Ribeirão
Cultura

Selo celebra os 250 anos de Beethoven

DIVULGAÇÃO/CORREIOS

Na quinta-feira, 17 de se­tembro, os Correios colocaram em circulação a emissão come­morativa alusiva aos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven. Para marcar o lan­çamento do selo, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) promoverá, na próxima terça­-feira (22), uma apresentação virtual em seu canal oficial no YouTube.

A ação está sendo realiza­da em parceria com Secreta­ria de Cultura do Distrito Fe­deral. Um dos mais famosos concertos do músico alemão, a “Sinfonia nº 7 em lá maior op. 92” (1812), executado pela orquestra sinfônica, estará dis­ponível na internet. Ludwig van Beethoven (1770-1827) é o compositor clássico mais to­cado no mundo e um dos mais importantes embaixadores da cultura europeia.

Seu trabalho pertence à herança cultural de toda a hu­manidade. O interesse pela sua música permaneceu inabalável por séculos e se tornou um fe­nômeno global. Beethoven é onipresente e eternamente mo­derno. Seu nome é conhecido muito além do mundo da músi­ca: ele fascina até mesmo movi­mentos e une pessoas nos mun­dos da publicidade, do cinema, dos esportes e da política.

“É com imensa alegria que os Correios participam, a convite do Deutsche Post e da Beethoven­-Haus, das comemo­rações alusivas ao 250º aniversário de Ludwing van Beethoven, por meio da emissão do selo postal. Assim como os selos emitidos por outras administrações postais, o nosso possui o logotipo oficial das celebrações internacionais BTHVN 2020”, destaca o presiden­te dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto.

O secretário de Cul­tura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Ro­drigues, afirma que fazer essa homenagem conjunta com os Correios é uma honra. “Bee­thoven é um nome fundante da música mundial e nossa Orquestra desenvolve uma série de concertos sobre sua obra”, ressaltou.

Para o maestro Claudio Cohen, a iniciativa dos Correios é da máxima relevância para a divulgação da música erudita no Brasil. “A OSTNCS se conecta diretamente a esse tema, pois Beethoven é um compositor re­corrente nas nossas temporadas. Essa associação e escolha são na­turais, revelando a importância do nosso trabalho ao longo dos últimos anos”, explica.

Arte do selo
A estampa apresenta Bee­thoven em uma de suas repre­sentações mais emblemáticas e famosas: a pintura-retrato “Beethovens mit der Partitur zur Missa Solemnis (Beetho­ven com a partitura de Missa Solemnis)”, do alemão Joseph Karl Stieler (1781-1858).

Ao fundo foi inserido um trecho da partitura de “Missa Solemnis”, que está retratada na pintura. Na parte inferior direita, o logotipo oficial do projeto BTHVN 2020, que, embora possua um aspecto contemporâneo pela exclusão das vogais de seu nome, era a maneira como o próprio com­positor assinava várias de suas obras. Foi utilizada técnica de computação gráfica. A pintura é de Josef Karl Stieler e a arte final de Daniel Effi.

A emissão será composta por uma folha com 24 selos. A tiragem é de 720 mil selos, com valor facial de R$ 2,05, destinados tanto ao colecionis­mo como ao porteamento das correspondências. A dimensão é de 38 x 38 milímetros, com impressão pela Casa da Moeda do Brasil. As peças estarão dis­poníveis nas principais agên­cias de todo o país e também na loja virtual dos Correios.

Postagens relacionadas

Filme retrata as dores do pós-guerra

Redação 1

Antiga estação de trem de Jurucê é restaurada

Redação 1

Tio Wilson, baterista da banda Lagum, morre após show drive-in

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com