Tribuna Ribeirão
Geral

Seis presos do CDP testam positivo para o coronavírus

Seis presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Serra Azul testaram positivo para a covid-19 e um está com suspeita sem confirmação, de acordo com informações da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A pasta informou que esses detentos estão isolados e o suspeito está em um hospital.

Além dos detentos, quatro servidores do CDP também testaram positivo para o novo coronavírus, sendo que dois já retornaram às suas atividades e dois seguem afastados. Em nota, a secretaria relata que, nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica lo­cal é contatada.

Já nos casos dos servidores, estes são devidamente afasta­dos sob medidas de isolamento em suas residências, conforme orientações do Comitê de Con­tingência contra a Covid-19. “A Secretaria da Administração Penitenciária tem realizado bus­ca ativa para casos similares à covid-19 em toda a população prisional”, diz em nota.

“Estamos seguindo ainda as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avaliamos permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do proble­ma”, declarou em nota. No Es­tado de São Paulo, são 705 pre­sos confirmados com covid-19 por exame PCR.

Vinte e dois faleceram. Além disso, 3.727 testaram positivo em teste rápido e 226 estão com suspeita sem confirmação. Entre os servi­dores, foram 703 confirma­dos com o vírus, sendo que 26 faleceram. Outros 509 tes­taram positivo por exame de teste rápido e 247 estão com suspeita não confirmada.

Novos detentos
Ao Jornal Tribuna, a SAP comunicou que, quando há re­cebimento de novos detentos, estes são avaliados para veri­ficar se apresentam sintomas que possam indicar contami­nação por covid-19.

“Não sendo constatado, os reeducandos são encaminha­dos para celas do Setor de In­clusão, onde permanecem por um período de 14 dias. Não apresentando sintomas, são transferidos para celas comuns dos pavilhões habitacionais da unidade”, completa.

Visitas virtuais
As visitas presenciais es­tão suspensas desde o dia 20 de março, como parte das medidas restritivas de con­tato da população carcerária com o público externo para evitar a propagação do con­tágio de covid-19 no inte­rior das unidades prisionais.

Como medida alternativa à manutenção dos laços sociais, é permitido o envio e recebi­mento de correspondências. Além disso, uma nova ferra­menta de comunicação entre familiares e pessoas privadas de liberdade está funcionando nas 176 unidades da SAP des­de 25 de julho.

Trata-se do projeto Co­nexão Familiar, que permite um contato direto do visitante com o preso por meio de cor­respondência eletrônica e de visitas virtuais, com o emprego de tecnologia de áudio e vídeo. Ambos já estão disponíveis em todas as unidades prisionais.

Postagens relacionadas

Com mais mulheres, negros e pobres, Medicina muda perfil

William Teodoro

Mourão critica reajuste do mínimo acima da inflação: “vaca sagrada”

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com