Os Combustíveis e lubrificantes recuaram 2,7%, enquanto os Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo caíram 0,2%.
Houve avanço de 0,3% de Tecidos, vestuário e calçados e alta de 1,2% de Móveis e eletrodomésticos. Os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram avanço de 9,9% em fevereiro.
Livros, jornais, revistas e papelaria subiram 3,2%. Nos Equipamentos e material para escritório informática e comunicação houve avanço de 0,5%, e em Outros artigos de uso pessoal e doméstico houve alta de 4,8%.
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de material de construção, de veículos e de atacado alimentício, o segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou avanço de 3,9%, enquanto Material de construção caiu 0,2%.
Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada. No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.
O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.
Comparação com fevereiro de 2023
Conforme o IBGE, cinco das oito atividades que integram o comércio varejista registraram ganhos nas vendas em fevereiro ante fevereiro de 2023.
Os Combustíveis e lubrificantes recuaram 0,2%, enquanto os Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo subiram 9,6%.
Houve recuo de 0,5% de Tecidos, vestuário e calçados e alta de 3,7% de Móveis e eletrodomésticos. Os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram avanço de 18,5% em fevereiro.
Livros, jornais, revistas e papelaria caíram 6%. Nos Equipamentos e material para escritório informática e comunicação houve avanço de 10,5%, e em Outros artigos de uso pessoal e doméstico houve alta de 9,6%.
No varejo ampliado, o segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou avanço de 16,6%, enquanto Material de Construção subiu 5%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 10,1%.