Tribuna Ribeirão
Geral

Segurança – Doria manda contratar quase três mil policiais

O governador João Doria (PSDB) autorizou nesta terça-feira, 4 de junho, a abertura de concursos para a contratação de 2.750 policiais civis e 189 técnicos-científicos. “Segurança pública é prioridade do governo de São Paulo, no planejamento e na ação. Polícia na rua. E bandi­dos na cadeia”, diz o tucano. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A pre­visão é de que ao menos quatro editais sejam abertos em 2020 para contratar 250 delegados, 900 investigadores, 1.600 escri­vães e 189 médicos legistas.

Atualmente há concursos em andamento para preencher 2.750 vagas para a Polícia Civil: 250 para delegados, 600 para in­vestigadores, 800 para escrivães, 300 para agentes de telecomuni­cações, 200 para papiloscopistas, 400 para agentes policiais e 200 para auxiliares de papilosco­pistas. “Estamos autorizando a contratação de quase três mil policiais civis. A ação é parte da nossa política de segurança pú­blica, que vai transformar a po­lícia de São Paulo na mais bem preparada do país. Investimos em equipamentos, treinamento e no reforço do nosso contin­gente de policiamento e investi­gação”, explica Doria.

Treinamento
Atualmente, 65 policiais técnico-científicos estão em for­mação – 22 fotógrafos técnicos -periciais, dez médicos legistas e 33 peritos. A formação dos po­liciais na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra tem duração de aproximada­mente quatro meses, contando com o estágio feito nas unida­des policiais. Após a formação os agentes são distribuídos para todo o Estado.

Levantamento da Associa­ção dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp) revela que nas cidades da re­gião de Ribeirão Preto subor­dinadas ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior Três (Deinter-3), que envolve 93 municípios, existe um déficit de 811 policiais civis, 35,06% em relação ao efetivo fixado por lei, em 1994, de 2.313 cargos para as funções de delegado, escrivão, investigadores, agentes policiais e carcereiros. Apenas 1.502 estão ocupados, quase 65% do total.

Integram o Deinter-3 as De­legacias Seccionais de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos, Bebedouro, Franca, São Carlos, São Joaquim da Barra e Sertão­zinho. Nesta região faltam 50 delegados, déficit de 22,52% do efetivo total que, por lei, deveria ser 222. No entanto, apenas 172 cargos estão ocupados. A carên­cia é maior é em relação à carrei­ra de escrivão, com a ausência de 198 profissionais.

Na cidade de Ribeirão Pre­to o déficit é de 110 policiais ci­vis, 24,83% do efetivo exigido por lei, de 443 –foram preen­chidos 333 cargos. Faltam 179 policiais em Araraquara, 70 em Barretos, 68 em Bebedouro, 85 em Franca, 135 em São Carlos, 46 em São Joaquim da Barra e 118 em Sertãozinho. Segundo a associação, o déficit de poli­ciais civis e de delegados, em particular, afeta o atendimen­to prestado de Polícia Civil à população. Dificulta também a investigação criminal, prin­cipal atribuição da corporação.

Segundo o Defasômetro do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), o déficit de policiais ultrapassou a marca dos 14 mil cargos vagos na Polícia Civil: hoje, faltam exatos 14.098 pro­fissionais na instituição. Os dados, atualizados até 31 de maio, apontam que 33,63% dos cargos previstos em lei estão vagos. Somente nos últi­mos 12 meses, 1.501 profissio­nais deixaram a corporação.

Em 29 de março, Doria autorizou a abertura de con­cursos para a contratação de 5,4 mil soldados de segunda classe para a Polícia Militar. A remuneração inicial é de R$ 3.143,70, já com o adi­cional de insalubridade (R$ 691,64). Não foi divulgado quantos desses soldados vi­rão para a região do Coman­do de Policiamento do Inte­rior (CPI-3).

São sete batalhões territo­riais, sediados nas zonas Sul e Norte de Ribeirão Preto, Ara­raquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho. A área de cobertura abrange 93 municí­pios e 39 distritos no total, com população estimada em 3,83 milhões de pessoas. São quatro mil policiais militares que, dia­riamente, levam mil viaturas às ruas em toda a região.

Postagens relacionadas

Brasil tem a 23ª maior força naval do mundo 

William Teodoro

Ribeirão-pretano de 6 anos faz história no Shark Tank Brasil

Redação 1

Após áudio de Queiroz, Bolsonaro diz que tinha liberdade com ex-assessor

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com