Termina nesta quinta-feira (27), o prazo para o eleitor justificar a ausência no segundo turno das eleições deste ano. O eleitor que não regularizar a situação será penalizado e impedido de fazer matrícula em universidades públicas, tirar o passaporte, tomar posse em cargo público e receber o salário, no caso dos servidores.
Em Ribeirão Preto a taxa de abstenção no segundo turno foi de 23,78%. Ou seja: 105.473 eleitores aptos a votar não foram às urnas. No primeiro turno, essa taxa foi de 23,82%. Para presidente, a abstenção em todo país foi 21,3% e na eleição para o governo paulista ela foi de 21,8%.
De açodo com a Constituição Federal, os brasileiros com idade entre 18 anos e 70 anos são obrigados a votar e após três ausências consecutivas não justificadas, o título de eleitor é cancelado. A justificativa pode ser feita diretamente nos cartórios eleitorais ou pela internet.
Pela internet o eleitor precisa preencher o formulário online, informando seus dados pessoais e o motivo da ausência, bem como anexar o comprovante do impedimento para votar. Se a justificativa for aceita, o eleitor será avisado da decisão.