A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará, a partir das 13h30 desta terça-feira, dia 4 de maio, o agendamento para a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em profissionais da educação. São 3.500 doses disponíveis. A imunização acontecerá na quarta e na quinta-feira, 5 e 6 de maio, na Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto (Recra Cidade, entrada pela rua Bernardino de Campos), a partir das oito horas.
Ainda nesta terça-feira, também a partir das 13h30, a Secretaria Municipal da Saúde passará agendar a primeira dose para os trabalhadores da área remanescentes, maiores de 47 anos, que realizaram o cadastro em abril e receberam o QR Code de validação. São 480 vagas para este público. A imunização será na quarta-feira (5), a partir das oito horas, na Recra Cidade.
O agendamento deve ser feito no site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br). Também pode ser feito pelos telefones 3977-9441 ou 3977- 9442. No local de vacinação, os educadores devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.
Também devem levar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, número do protocolo de agendamento, comprovante “Vacina Já Educação” e Ficha de Cadastro Manual Vacivida. Para quem já recebeu a primeira dose é importante apresentar o comprovante.
A Secretaria Municipal da Saúde vacinou 3.370 profissionais da educação de Ribeirão Preto contra a covid-19 na primeira fase da campanha, realizada em 14 e 15 de abril, no Centro Médico do RibeirãoShopping. No primeiro dia da ação, dois mil agendamentos haviam sido efetivados e 1.917 pessoas foram imunizadas (95,8%).
No segundo dia, 1.453 profissionais foram vacinados, de 1.527 agendados (95,1%). No geral, os 3.370 educadores que receberam a vacina representam 95,5% dos 3.527 agendamentos.No primeiro momento da campanha foram imunizados os profissionais da educação das redes pública (municipal, estadual e federal) e privada acima de 47 anos de idade, ativos e que tenham contato direto com os alunos.
Segundo Felipe Elias Miguel, secretário da Educação, a rede municipal de ensino tem cerca de cinco mil professores acima de 47 anos. São entre doze mil e treze mil no total. O início das aulas presenciais na rede municipal continua suspenso, mesmo com a mudança da cidade da fase emergência para a vermelha. A cidade tem 110 escolas de educação infantil e de ensino fundamental e dos 47.271 estudantes matriculados. Conta ainda 22 escolas conveniadas.
A suspensão ocorre principalmente por causa de uma decisão do juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara do Trabalho, que concedeu liminar ao Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RPGP) em 25 de fevereiro. O retorno estava marcado para 1º de março. A prefeitura recorreu.
Já parte das 82 unidades da rede estadual em Ribeirão Preto, que atendem cerca de 47 mil alunos no município, já podem atender com limite de 35% dos alunos nas salas de aulas. As cerca de 300 das dez mil escolas particulares espalhadas pelo estado também estão autorizadas a retomar as aulas presenciais, obedecendo todos os protocolos sanitários do Plano São Paulo.
Durante três dias, entre 29 e 31 de março, a Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a da Saúde, promoveu a testagem facultativa para covid-19 nos funcionários e professores da rede municipal de ensino, totalizando 1.357 exames que constaram 265 resultados positivos para covid-19, ou 19,5% – 145 funcionários estavam com os anticorpos IgM e 120 com os anticorpos IgG.