A Câmara dos Vereadores vai ouvir nesta terça-feira, 12 de novembro, em sessão extraordinária, o secretário municipal de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega Marques. Ele foi convocado a partir de um requerimento de autoria de Rodrigo Simões (PDT), aprovado e transformado em projeto de Resolução pela Mesa Diretora do Legislativo.
O foco da sabatina será a cobrança, por parte dos vereadores, de explicações sobre a demora do atendimento aos contadores em serviços como abertura de empresas e a emissão de habite-se. Segundo Rodrigo Simões, a convocação foi motivada pelas constantes reclamações que recebeu de contadores e trabalhadores da área.
Em mensagens anexadas ao requerimento, além da demora no atendimento, os profissionais reclamam que apenas um servidor é responsável por todo o serviço no município. As reclamações do setor tiveram início em outubro, quando, segundo os contadores, aumentou a lentidão para a abertura e alteração de empresas em Ribeirão Preto.
Em média este procedimento durava cerca de três dias, mas teria aumentado para cerca de um mês. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, um novo programa implantado teria apresentado problemas técnicos que já estariam sendo solucionados. A sessão extraordinária começará às 16 horas.
A Câmara também convocou o coordenador de Limpeza Urbana, Joselito Campos da Silva, atendendo a requerimento de Waldyr Villela (PSD). Segundo o vereador, ele terá de explicar o suposto “descaso com a limpeza urbana verificado na cidade”. Joselito tomou posse no dia 15 deste mês. A data da audiência será acordada entre e a Câmara e o convocado.