O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Serviços, Edmilson Domingues, disse que o Diário Oficial do Município irá publicar na edição desta quinta-feira um edital de chamamento para o projeto técnico de reforma e ampliação do Kartódromo Antônio Castro Prado. Segundo ele, a pista será alargada em dois metros, passando de oito para 10 metros e ampliada em sua extensão, de 1004 metros para 2.100 metros, transformando-se em um pequeno autódromo. “Vamos buscar parceiros para a realização dessa reforma, pois pretendemos reativar aquela praça de esportes motorizados e recepcionar uma das etapas da Fórmula Vee em setembro”, disse.
Edmilson Domingues destacou que todo o planejamento do novo Kartódromo recebe a orientação da Confederação Brasileira de Esportes (CBA) e que a pista irá receber competições de Fórmula Vee, Kart, Super Kart e Moto Velocidade. O espaço também já é ocupado para a realização de grandes eventos artísticos. “Vamos dar sequência também a essas atividades, mesclando corridas e shows. O nosso propósito é que as reformas possam ser feitas sem recursos públicos”, afirmou o secretário.
O Kartódromo Antônio Castro Prado foi construído em 2000, na gestão do prefeito Luiz Roberto Jábali, em parceria com a iniciativa privada, que forneceu todos os insumos necessários para o asfaltamento da pista, bem como a infraestrutura para a realização das provas como os boxes, por exemplo, com mais de 600 metros quadrados de área. A estreia se deu no dia 16 de junho de 2000, com a presença de 128 pilotos de todo o País, divididos em cinco categorias diferentes
A praça de esportes, que durante os últimos anos esteve praticamente abandonada, foi considerada uma das melhores do País, com asfalto especial para competição, semelhante aos de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e o do Clemont Ferrant, na França, ex-palco da Fórmula 1 naquele país.