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Secretário diz que faz ‘remendo’ em buracos

ALLAN S. RIBEIRO/ CÂMARA

Segundo depoimento do se­cretário municipal de Infraestru­tura, Alexandre Betarello, nesta quinta-feira, 24 de janeiro, à Co­missão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores que investiga a Operação Tapa -Buracos, a prefeitura de Ribeirão Preto não tem condições de exe­cutar integralmente os serviços.

Ele afirma não ser possível seguir todas as determinações exi­gidas para o serviço, especificadas pela Associação Brasileira de Nor­ma Técnicas (ABNT). Betarello citou como exemplo a falta de rolo-compressor para a compac­tação da massa asfáltica aplicada nos buracos.

Hoje esse trabalho acaba sen­do feito pelos próprios veículos que efetuam os reparos nas ruas ou avenidas. Atualmente, o mu­nicípio tem apenas um rolo com­pactador, mas precisaria de no mí­nimo quatro para atender a todas as especificações.

Atualmente, a operação emergencial, denominada pelo secretário como “colocação de remendos”, é realizada por qua­tro equipes da própria Secretaria Municipal de Infraestrutura. “O procedimento que fazemos é emergencial”, disse Betarello. Ele ressalta ainda que a prefeitura pro­moveu um processo licitatório – registro de preços – no valor de R$ 3,2 milhões para contratar uma empresa responsável por fazer o recorte do buraco, para somente depois ser aplicado o asfalto.

Na próxima semana, segun­do o secretário, deverá ser assi­nado o contrato com a empresa. Sobre a falta de equipamentos, Betarello diz que “a melhor maneira de otimizar e dar mais qualidade para o serviço é atra­vés da iniciativa privada”.

Questionado pelo presidente da CPI do Tapa-Buracos, Ales­sandro Maraca (MDB), sobre em quanto tempo será possível efetuar os reparos em toda a ma­lha viária, o secretário afirmou ser impossível, “em qualquer tempo”, acabar 100% com o problema.

“O secretário foi evasivo em várias propostas e não descarta­mos convocá-lo novamente”, disse o parlamentar. A próxima etapa será a realização de uma vistoria em local ainda a ser definido, onde as equipes da Operação Tapá-Bu­racos trabalham.

A CPI também conta com a participação de Orlando Pesoti (PDT), Jean Corauci (PDT), Pau­lo Modas (Pros) e Adauto Hono­rato, o “Marmita” (PR). Segundo dados da administração munici­pal, dos 1.500 quilômetros de ruas e avenidas pavimentadas em Ribeirão Preto, 225 quilômetros, ou 15%, apresentam problemas como deteriorização ou buracos na malha viária.

Diariamente, segundo a Secre­taria Municipal de Infraestrutura, são fechados 800 buracos nas ruas e avenidas. Quatro equipes reali­zam este serviço e utiliza em mé­dia 34 toneladas/dia de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBQU). O Serviço de Atendi­mento ao Munícipe (SAM) tam­bém recebe uma média de 30 re­clamações de buracos por dia pelo serviço telefônico 156.

Para tentar resolver esta de­manda, a administração mu­nicipal afirmou que está inten­sificando as ações do serviço “tapa-buracos” e ampliando o recapeamento em várias regiões da cidade. De acordo com dados do governo, de 2017 até setem­bro de 2018 foram recapeados 200,58 quilômetros de vias pú­blicas, com investimento supe­rior a R$ 38,97 milhões.

Na manhã de quarta-feira (23), o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) deu início à se­gunda etapa das obras de recape­amento que irão abranger todas as regiões da cidade – Norte, Sul, Leste, Oeste e Central.

Com investimentos de R$ 2,7 milhões, vindos de recursos próprios da administração, serão recuperados 13 quilômetros de vias, em 53 trechos de 14 bair­ros. O processo licitatório tinha valor estimado em cerca de R$ 3,98 milhões, mas com o pregão eletrônico houve uma economia de 31,18% ao município, e a em­presa foi contratada por R$ 2,74 milhões.

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