Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Secretaria prorroga prazo para matrícula  

Ribeirão Preto tem mais de 55.000 alunos matriculados, que atendem alunos dos ensinos fundamental e médio (Reprodução)

Foram prorrogadas de 15 para 21 de setembro as inscrições para matrícula e processo de rematrícula dos estudantes na rede estadual de ensino de São Paulo. Para quem vai ingressar no sistema, o responsável legal ou maior de 18 anos pode fazer a inscrição de forma presencial em qualquer unidade escolar ou no balcão de atendimento do Poupatempo. 
 
Deve levar Registro Geral (RG, a carteira de identidade) histórico escolar e comprovante de residência. Quem optar pela forma virtual, deve acessar a Secretaria Escolar Digital (SED), no endereço sed.educacao.sp.gov.br. A partir de 11 de dezembro, será divulgada a escola onde será disponibilizada a vaga, que pode ser consultada na SED ou diretamente nas secretarias das escolas.  
 
A definição da escola é determinada de acordo com o endereço de residência, portanto, a unidade escolar procurada para fazer a inscrição não é, necessariamente, onde será efetivada a matrícula. Caso haja interesse em uma escola específica, posteriormente, poderá ser feita a inscrição de transferência por intenção.   
 
Já a rematrícula deve ser feita diretamente na Secretaria Escolar Digital, seja no perfil do responsável ou do estudante maior de 18 anos, acessando Gestão Escolar > Matrícula > Rematrícula. Caso haja dúvidas, as unidades prestarão apoio presencialmente. Os estudantes que estão na 1ª série do ensino médio, no ato da rematrícula, já devem escolher em qual itinerário formativo querem estudar em 2024, de acordo com as opções disponibilizadas pela escola.  
 
No ato da matrícula e rematrículas, estudantes que vão cursar a 1ª série do Ensino Médio no próximo ano letivo também devem fazer a escolha do itinerário formativo. São ao todo três opções: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 
 
Os cursos são oferecidos em todas as 3.700 escolas com alunos do ensino médio, ou ainda o etsino Técnico, ofertado em 1.200 unidades da rede. A escolha baseará a vida escolar desses alunos nas próximas etapas do ensino médio. A opção deve ser feita no site da Secretaria Escolar Digital (SED),   
 
No ensino técnico, terão prioridade na escolha alunos já matriculados nas unidades que oferecerão a modalidade. No total, são dez áreas de formação disponíveis na rede, mais 23 opções por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além das turmas que têm aulas com professores do Centro Paula Souza.   
 
Treze escolas estaduais de Ribeirão Preto estão na lista preliminar da Secretaria de Educação
do Estado de São Paulo
. Também abrange várias cidades da macrorregião, como Araraquara (sete unidades), Barretos (cinco), Franca (seis), Sertãozinho (seis) e São Carlos (sete). Araraquara e Franca terão outros cursos em escolas do Senai.
 
 
A matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA) somente é permitida para quem tem mais de 15 anos. No caso do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), o interessado precisa ter mais de 18 anos, tanto para ensino fundamental quanto médio. São 3.500.000 de estudantes matriculados nas 5.300 escolas estaduais das 91 Diretorias Regionais de Ensino de São Paulo.  
 
Em Ribeirão Preto, a rede conta com 83 unidades. A cidade tem mais de 55.000 alunos matriculados, que atendem alunos dos ensinos fundamental e médio. Na área de abrangência da Diretoria Regional de Ensino são 102 escolas estaduais e mais de 63.000 alunos matriculados.  
 
A DRE é composta por mais 13 municípios: Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Luis Antônio, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul e Serrana.  
 
 

Postagens relacionadas

Servidores aceitam proposta da prefeitura

William Teodoro

Acirp promove palestras sobre Planejamento Patrimonial na Construção Civil

Redação 2

Orçamento estadual chega a R$ 372,45 bi 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com